Vai começar a maior Expo de Barbacena dos últimos anos
De 10 a 17 de maio, a cidade será palco de renomados nomes da música brasileira e celeiro da exposição e negócio de grandes animais


A Prefeitura de Barbacena vai dar início a 48ª Exposição Agropecuária. Uma das novidades deste ano será a realização do evento de domingo a domingo. Com isso, o primeiro show será no dia 10, a partir das 19h, com a dupla Henrique & Juliano, que esse apresentou no programa Domingão do Faustão, no último domingo, 3. Na quinta-feira, acontece a abertura oficial do evento, que inclui a programação técnica e que também, nesta edição, está mais robusta. Também na quinta-feira, Marcos & Belluti agitam o Parque de Exposição. Nos dias seguintes: Gustavo Lima, na sexta-feira, 15; Munhoz & Mariano, no sábado, 16; e encerrando a programação artística com entrada gratuita Molejo e Isabella Resende, no domingo, dia 17.

O agronegócio é um dos pontos altos do evento e sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural - Sedru envolve o Sindicato Rural de Barbacena, o Núcleo dos Criadores do Gado Holandês, o Núcleo dos Criadores do Gado Jersey, o Clube do Cavalo, o Núcleo de Criadores de Caprinos e Ovinos das Regiões dos Campos das Vertentes e Zona da Mata - Nuccorte e o Instituto Federal - IF Campus Barbacena. Segundo o secretário Getúlio Feres, “o público também ficará satisfeito, pois poderá acompanhar um evento de alto nível, organizado através de uma união de esforços para apresentar o que há de melhor para Barbacena”. Ele disse ainda que "o Parque está preparado para receber os participantes, que vêm de todo o Brasil, com muito mais conforto e estrutura”, enfatizou.

Confira o que vai acontecer em cada setor:

Torneio Leiteiro: Ganhará um novo espaço para sua realização, pois acontecerá no Pavilhão onde acontecia a barraca da Medicina. O local, numa parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Sindicato Rural de Barbacena, foi todo preparado para receber o Torneio Leiteiro, o que proporcionará mais tranquilidade para a promoção do evento. Para Renato Laguardia, presidente do Sindicato Rural, o pavilhão apresenta uma estrutura completa, com espaço maior, o que facilitará todo o processo to torneio. “Vamos ter cerca de quarenta animais, vindos de diversas fazendas da região, participando do concurso leiteiro, em mais uma disputa extremamente sadia que acaba se transformando em um verdadeiro momento de confraternização entre os criadores”, pontuou Renato. A abertura oficial do Torneio Leiteiro será no dia 13, às 20h. Ao todo serão nove ordenhas.

Exposição do Gado Holandês: Uma tradição dentro da Exposição Agropecuária de Barbacena e que é um show de qualidade técnica e de acordo com Gerson Rodegueri, presidente do Núcleo dos Criadores do Gado Holandês, reunirá os melhores criadores de Barbacena e cidades da região. O julgamento dos animais jovens acontecerá na sexta-feira, 15, a partir das 13h; e dos animais em lactação, no sábado pela manhã, às 9h. Terá como grande parceria a Associação dos Criadores do Gado Holandês de Minas Gerais.

Exposição do Gado Jersey: Segundo Luiz Paulo de Novaes Miranda, presidente do Núcleo dos Criadores do Gado Jersey, são esperados cerca de 120 animais, de 12 criadores, alguns vindos de fazendas do estado do Rio de Janeiro. O julgamento dos animais machos e fêmeas jovens será a partir das 12h, do sábado, 16; e das vacas em lactação, às 9h, do domingo, 17. O jurado da prova será o renomado Cláudio Aragon, um dos mais conceituados juízes do Brasil e que já participou de julgamentos de exposições internacionais.

Exposição do Cavalo Campolina: Os melhores da raça campolina vão estar em Barbacena participando da Exposição Agropecuária, de acordo com Getúlio Feres, presidente do Clube do Cavalo. Os animais vencedores em Barbacena são considerados favoritos na Semana Nacional do Campolina. São esperados aproximadamente 300 animais de cidades de várias partes do país, o que demonstra a qualidade do evento realizado na cidade. Durante todos os dias concurso de marcha. No sábado à noite, disputada do grande marchador. Já no domingo, 17, um dos momentos mais esperados, o concurso dos grandes campeões da raça. Mais uma vez acontecerá dentro da Exposição de Barbacena, a Copa Rio, que envolve animais de alta qualidade técnica.

Exposição de ovinos e caprinos: Este ano, em um novo pavilhão, a exposição de ovinos e caprinos deve ter quase 200 animais, mostrando a força da raça em Barbacena, região e no país. Uma das novidades durante o evento será o corte do pelo de carneiro. Terá também o terceiro Torneio Leiteiro de Cabras. De acordo com Sérgio Vieira, tesoureiro da Nuccorte, acontecerá exposição e degustação de derivados de leite de cabra.

Fazendinha Pedagógica do If Campus Barbacena: Uma tradição da Exposição, a Fazendinha Pedagógica terá animais de várias espécies, produtos agrícolas e agroindústriais, e informações sobre o meio ambiente com o Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas do Câmpus Barbacena ficarão expostas nas instalações. Além disso, os visitantes poderão ainda andar de carro de boi e carruagem nas dependências do Parque de Exposições. A Fazendinha do Câmpus Barbacena é uma tradição na Exposição da cidade e sempre chama atenção dos visitantes. A visitação a estes espaços começa dia 12 e termina no domingo, dia 17 de maio.

Também dentro do setor de agronegócio, terá novamente o Espaço Agroindustrial, uma oportunidade para produtores e empresas apresentarem seus produtos. Serão 20 expositores, sendo que 10 deles são registrados no Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que estarão apresentando produtos derivados do leite, peixes, doces, embutidos, cachaça e diversas outras especiarias. Uma outra novidade será o estande integrado da Faemg, Senar e Sindicato Rural de Barbacena que estará dando diversas orientações ao homem do campo, além de estar apresentando os serviços realizados pelas instituições em prol do produtor rural.

 

Parque de Exposição mais estruturado

Para poder oferecer um Parque mais estruturado aos expositores e àqueles que vão ao local para prestigiar o evento, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Obras, promoveu diversas melhorias no Parque. A parte de iluminação é um dos destaques, pois diversos serviços foram executados para deixar o Parque mais iluminado, o que também traz mais segurança para todos. Teve também reparo no telhado de alguns pavilhões com a substituição de várias telhas, revitalização com o plantio de diversas mudas de plantas. Houve mudanças da realização de algumas atividades: o Torneio Leiteiro passará a ser realizado no pavilhão onde acontecia a barraca da medicina; a exposição de ovinos e caprinos passará a ser no primeiro pavilhão e o rodeio próximo ao Clube do Cavalo. Para essas mudanças, várias melhorias tiveram que ser realizadas. A parte de saneamento foi outro setor que recebeu serviços de reparos para que tudo transcorra com tranquilidade.


Busca de Notícias