Barbacena comemora Dia da Vitória
Solenidade aconteceu na Praça dos Rosário, local onde fica monumento de homenagem aos pracinhas


Dia da Vitória. Assim é conhecido mundialmente o 8 de maio. Foi nesta data, em 1945, que os aliados, que contavam com força dos soldados brasileiros, conseguiram a rendição dos alemães. Fato que culminou com o fim da Segunda Grande Guerra Mundial. Em Barbacena, a data foi mais uma fez lembrada, com solenidade na Praça do Rosário, local onde fica o Monumento em homenagem aos Pracinhas. O evento contou com celebração de missa, presidida pelo padre José Eudes de Carvalho, entrega de medalhas, presença de autoridades políticas, civis e militares. A participação dos pracinhas barbacenenses João Batista Rodrigues da Costa, João Batista da Silva, Ary Lopes e Helvécio Afonso de Miranda, que é de Santa Barbara do Tugúrio., foi um dos destaques da solenidade.

Mário Raimundo lembrou a importância de preservar a história. “O Brasil precisa ter sempre vivo na sua memoria este passado que nos trouxe tantas mortes e custaram tantas vidas. Um data como esta (Dia da Vitória) não pode ser esquecida, tem que ser sempre lembrada com adoração àquelas pessoas que entregaram suas vidas para termos hoje a paz”.

O Secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto de Oliveira Penna Naves, destacou a importância mundial do Dia da Vitória. “É uma data muito importante não só para os brasileiros, mas para todo o mundo. Esta solenidade mostra, sobretudo para as novas gerações, que a paz é o que o Mundo quer e é o que devemos ter, apesar de todos os conflitos existentes atualmente. O que se viu é como uma guerra faz a desgraça de um povo”.

O deputado estadual Lafayette Andrada, que representou também o deputado federal Bonifácio Andrada, foi o orador oficial do evento. Em sua fala, Lafayette fez questão de ressaltar que o discurso era de autoria do deputado Bonifácio Andrada. Ele destacou os fatos do 8 de maio de 1945. “É uma data importantíssima em que nós comemoramos os feitos da nossa Pátria. Hoje estamos comemorando 70 anos da vitória (dos aliados). É preciso relembrar que as forças brasileiras que lutaram na Itália, já era no final da guerra, mas era um dos poucos teatros de operações onde havia ainda equilíbrio de forças e os alemães se renderam para as forças brasileiras. Barbacena contribuiu com seus pracinhas, sendo que dois deles deram suas vidas pela nossa Pátria. Esta é uma festa maravilhosa que deve perpetuar, porque no exemplo do passado se constrói o futuro”.

Celestino Todesco chamou a atenção para o erro do homem ao começar uma guerra. “Fazemos a reflexão da bestialidade humana, quando não se consegue chegar a solução de uma conversa. Por isto que nós militares somos aqueles que mais desejamos a paz, porque nós treinamos, justamente, para conter a bestialidade humana. Neste momento, é importante que todos estejamos presentes, unidos com fé. Que Barbacena esteja abençoada com todas as graças, pela fé que esta cidade tem e que a gente consiga tornar o milagre da paz cada vez mais presente”.

Entre os pracinhas presentes, João Batista Rodrigues da Costa agradeceu por mais uma vez participar da solenidade: “Com a ajuda de Deus, chegamos até aqui. Esperamos que Ele nos dê esta felicidade de no ano que vem estar aqui novamente. Já Helvécio Afonso de Miranda lembrou os difíceis momentos da guerra: “O negócio não era fácil (a guerra). Lá a barra foi pesada, mas o que fazer! Graças a Deus estou aqui. Somos só quatro, infelizmente. A turma era grande”.

Em seguida, em referência ao ano do final da Guerra, 1945, foram agraciados 45 personalidades com a Medalha do Mérito Expedicionário Álvaro Jabur, que é concedida àqueles que, pelas relevantes contribuições à Guarda Municipal, ao Município de Barbacena, ao Estado de Minas Gerais, ao País e às Forças Armadas, ou que tiverem concorrido de qualquer forma para o engrandecimento do Município, e se fizerem dignos de tal distinção. Em Barbacena, são três remanescentes da Grande Guerra, os Expedicionários Ary Lopes, João Rodrigues Costa e João Batista da Silva.

Abaixo as fotos dos agraciados:


Busca de Notícias