Barbacena tem sábado de chorinho e samba na Praça
O projeto itinerante Sesc Chorinho e Samba na Praça desembarcou pela primeira vez na cidade, empolgando o público com três shows de qualidade


A noite de sábado (9) foi regada com o melhor do choro e do samba em Barbacena, em um evento aberto ao público na Praça da Estação. O projeto itinerante Sesc Chorinho e Samba na Praça desembarcou pela primeira vez na cidade, empolgando o público com três shows de qualidade. O evento foi realizado pelo Sesc MG, em parceria com a Prefeitura, através da Diretoria de Cultura e Turismo da Agir, e o Sindicomércio Barbacena.

O primeiro show foi de uma cantora já conhecida da cidade: Fernanda Sant'Anna, cria da Bituca - Universidade de Música Popular, que, ao lado de William de Magalhães e Licinho da Percussão, apresentou um repertório diversificado, com clássicos consagrados e músicas autorais. O show contou com a participação especial de Ana Clara de Castro, também barbacenense. “Foi o meu primeiro show pelo circuito e, pra gente, isso é muito importante, pois é um projeto que valoriza as raízes da música brasileira e a nossa cultura. Nós sempre nos sentimos em casa em Barbacena, com uma responsabilidade muito maior de cantar pra quem a gente conhece”, ressalta Fernanda Sant’Anna.

Em seguida, foi a vez da dupla francesa Aurélie e Verioca, que também apresentaram composições próprias, bem como músicas brasileiras, cantadas em francês e português, de nomes como Pixinguinha, Ernesto Nazareth e Jacob do Bandolim, em uma mistura para mostrar que a virtuosidade e a vitalidade dos ritmos ultrapassam fronteiras. “O choro viajou para a França desde o século passado e logo nos apaixonamos”, destaca Aurélie que, junto a Verioca, participa de turnês no país desde 2012. “Nós sempre fomos muito bem recebidas no Brasil e ficamos felizes em ver tantas pessoas participando dos nossos shows, como foi aqui em Barbacena.”

E, para fechar a noite, o grupo Let’s Samba, de Belo Horizonte, fez o público dançar em uma mistura de samba, rock e pop, transformando a Praça da Estação em um caldeirão de clássicos e novos hits.

O Presidente da Agir, André Borgo, falou sobre o evento, resultado de mais uma parceria viabilizada pela administração municipal: “Esse foi mais um evento cultural gratuito para a população barbacenense. A Agir está empenhada e trabalhando bastante para trazer essas atrações, tudo com uma grande economia dos recursos públicos através de parcerias”.

Homenageado com uma placa, entregue por Célio Balona, Assessor de Cultura do Sesc MG, o Prefeito em exercício de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, também destacou o trabalho de parcerias: “A Prefeitura tem estreitado as relações junto às instituições, justamente para oferecer momentos como esse, que atendem às nossas expectativas e trazem ao público barbacenense o que tem de melhor de forma gratuita.”


Busca de Notícias