Começa o 8º Torneio Leiteiro de Barbacena
Abertura foi na quarta-feira, 13, em novo espaço no Parque de Exposições


A 8ª edição do Torneio Leiteiro de Barbacena, que acontece durante a 48ª Exposição Agropecuária, já começou. A abertura oficial foi nesta quarta-feira (13), no novo galpão destinado à competição, que reúne os melhores animais em busca de recordes na produção de leite. Ao todo, são 40 vacas, divididas em nove categorias, vindas de mais de 10 cidades do Campo das Vertentes. O torneio é realizado em parceria com Sindicato Rural, juntamente com vários apoiadores e patrocinadores.

A grande mudança do Torneio Leiteiro neste ano está relacionada ao novo espaço. A disputa saiu do Galpão 1 e foi para o Pavilhão onde acontecia a barraca da Medicina. 'Saímos de um galpão apertado, de difícil acesso, e já melhorou muito. Nós temos banheiro, um alojamento mais adequado para os tratadores e produtores rurais, melhores condições para as vacas e as pessoas que estão aqui. É uma grande evolução, que conta com o apoio da Prefeitura, pois sem ela não teríamos condições', destaca Renato Laguardia, presidente do Sindicato Rural.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Getúlio Feres, também destacou a mudança, que garante um torneio mais amplo: 'O produtor já notou os benefícios, em um espaço com muito mais conforto para ele e para o gado. Nós trabalhamos duro para dar as melhores condições aos produtores e aos animais, pois são eles que fazem e engrandecem essa festa'.

O prefeito em exercício de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, destacou a importância da competição, que conta com a devida atenção da administração municipal: 'É um evento dentro da Exposição Agropecuária que vem revelar a qualidade técnica e o potencial produtivo dos animais da região. E isso traz, como consequência, bons negócios para os produtores, sendo um importante fomento à atividade leiteira. Então, vendo dessa maneira, a Prefeitura apóia de forma decisiva a realização do Torneio Leiteiro.

Até sábado (16), serão realizadas nove ordenhas, sempre às 7h, 14h e 21h. A premiação e o encerramento acontecem às 20h, ainda no sábado.


Busca de Notícias