Eventos marcam a Semana dos Museus na cidade
13ª Semana de Museus começa na próxima segunda-feira em Barbacena com programação sociocultural


O Parque Museu Casa de Marcier, em parceria com diversas Instituições barbacenenses, preparou uma programação com foco sociocultural para comemorar a 13ª Semana dos Museus, de 18 a 22 de maio, evento que acontece simultaneamente em todo o território nacional. A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio. Para a 13ª edição do evento, 1.378 instituições culturais de todo o país se inscreveram para realizar mais de 4.500 atividades.

A cada ano, o Conselho Internacional de Museus - ICOM lança um tema norteador para as atividades comemorativas. Para a edição deste ano foi escolhido o tema: “Museus para uma Sociedade Sustentável”, enfatizando a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçando a necessidade de alinhar o nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.

Barbacena, mais uma vez, participa ativamente da Semana de Museus, através dos eventos promovidos pela Prefeitura Municipal por meio da Diretoria de Cultura e Turismo da Agência Municipal de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região – AGIR. “Nesta edição o formato das atividades será um pouco diferente da dos anos anteriores. Decidimos inovar trabalhando a ideia do Museu Marcier se deslocar até as instituições barbacenenses que participam da Semana de Museus, democratizando ainda mais o acesso e divulgando este nosso aparelho cultural”, enfatiza Edson Brandão, Diretor de Cultura e Turismo da AGIR, entidade que mantém o museu.

Deliane Dani, Coordenadora do Parque Museu Casa de Marcier, destaca a importância das parcerias firmadas para a realização dos eventos: “Como o tema escolhido para o ano de 2015 aborda a sustentabilidade sociocultural, assunto que permite amplas possibilidades de trabalho, estamos diante de uma grande oportunidade para fortalecer vínculos com instituições de diversos segmentos da cidade, de forma a integrarmos esforços voltados à promoção da valorização da cultura local, da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida da comunidade.”  


Busca de Notícias