Barbacena realiza a maior e melhor Expo dos últimos anos
A 48ª Exposição Agropecuária, que aconteceu de 10 a 17 de maio


Barbacena voltou a ter em seu calendário oficial de eventos uma festa como há anos a cidade não presenciava: a 48ª Exposição Agropecuária, que aconteceu de 10 a 17 de maio. A Prefeitura de Barbacena, que já vinha há dois anos trabalhando no resgate deste tão importante evento, promoveu uma semana de Exposição, como era no passado, na primeira gestão do prefeito Toninho Andrada. Um resgate que agradou os mais diversos segmentos, pois promoveu mais movimentação econômica, turismo e entretenimento, além de ter sido aprovada pelos responsáveis pela parte técnica do evento. E o mais importante, sem dispensar muitos recursos dos cofres municipais, já que foi realizada uma parceria de sucesso com uma empresa de eventos.

Com excelente grade de shows, a 48ª Exposição foi uma das melhores dos últimos anos. Para que tudo transcorresse em perfeita sintonia, a Prefeitura Municipal promoveu diversas melhorias no Parque de Exposição levando mais conforto para os animais, produtores e os tratadores e para aqueles que foram ao Parque para aproveitar os nove dias de festa. Um dos destaques das melhorias foi em relação à iluminação, em vários pontos do Parque, permitindo que as pessoas transitassem com mais segurança. Algumas mudanças de realização de atividades dentro do Parque aconteceram, o que agradou a todos.

Programação artística atrai grande público

Este ano a grade de shows da Exposição Agropecuária de Barbacena ganhou mais atrações artísticas, mudanças que agradaram a população barbacenense e da região porque foram mais dias de pura diversão. Prova disso foi a grande participação das pessoas nas noites do evento, lotando a arena dos shows até altas horas da madrugada para assistirem: Marcos e Belutti, Munhoz e Mariano, Gustavo Lima, Henrique e Juliano, o Grupo Molejo, a cantora Izabella Resende e na segunda-feira, 18, um show gospel. Um outro destaque foi a estrutura montada, que permitiu que as pessoas curtissem as noites em um ambiente com mais segurança e conforto. Foi uma semana que proporcionou às pessoas muita diversão. Além dos shows teve também rodeio todas as noites, com arquibancadas lotadas e um verdadeiro espetáculo na arena, com a grupo TJ Rodeio. O parquinho foi uma outra atração para o delírio da criançada.

Exposição exibe animais de alta qualidade técnica

A 48ª Exposição Agropecuária de Barbacena encerrou suas atividades no domingo, 17, e o sucesso da festa na parte técnica foi uma demonstração de sua força em Minas Gerais e em todo o Brasil. A Prefeitura de Barbacena realizou o evento, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR). Porém, na programação técnica, contou ainda com a pareceria do Sindicato Rural, dos Núcleos do Gado Holandês, do Gado Jersey, da Núcleo de Criadores de Caprinos e Ovinos das Regiões dos Campos das Vertentes e Zona da Mata e do Clube do Cavalo.

O evento foi um verdadeiro show de qualidade animal, quando aconteceram um belo torneio leiteiro e uma mega exposição de gado holandês e jersey, cavalos, ovinos e caprinos. Um dos destaques foi a qualidade técnica dos animais, o que tornou os julgamentos mais difíceis para os juízes. Na maioria das categorias, a diferença de pontuação era mínima. Os animais que se sagraram campeões em Barbacena reúnem o melhor de suas raças e seguem agora para concursos nacionais com grandes chances de vitória.

Torneio Leiteiro

Este ano aconteceu em um novo espaço que apresentou mais conforto e tranquilidade, o que agradou aos organizadores, produtores e tratadores, uma mudança que teve total apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Obras. Organizado pelo Sindicato Rural de Barbacena, este ano teve 39 vacas na disputa vindas de várias fazendas da região, divididas em nove categorias.

Exposição do Cavalo Campolina: Movimentou o parque durante todos os dias com belos animais vindos de haras de cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo. Brasília e Distrito Federal, reunindo cerca de 120 criadores. Uma preparação para a Semana Nacional do Campolina que acontecerá em Barbacena, no mês de outubro.

Exposição do Gado Holandês: Só em pista para julgamento, foram 74 animais, divididos em 20 categorias, numa disputa acirrada que mostrou a força do gado holandês. A Exposição reuniu animais de Antônio Carlos, Carandaí, Miraí, Juiz de Fora, Rio Novo e Santo Dumont, além de Barbacena. O animal vencedor na categoria ‘vaca em lactação’ foi a vaca eleita a melhor do Brasil em 2014, em produção de leite. O animal é da cidade de Antônio Carlos.

Exposição do Gado Jersey: Com um total de 100 animais, sendo que 90 foram para a pista em julgamento, com presença de 12 criadores de fazendas de Barbacena, Itajubá, Vitória (ES), Belo Horizonte e Carrancas.

Exposição de Ovinos e Caprinos: Contou com a participação da maioria dos criadores da área que envolve o Núcleo de Criadores de Caprinos e Ovinos das Vertentes e Zona da Mata. Os animais eram das raças Dorper, White Dorper, Ile de France, Suffolk, Texel e Santa Inês. Teve também o concurso leiteiro de cabras e o animal vencedor é de propriedade de José Eupídio, com uma produção de 14,025 kg de leite. Uma outra novidade foi a demonstração de tosquia.

Fazendinha do If Campus Barbacena

Com uma variedade de animais (mini vacas, pônei, coelhos, búfalos, peixes, cabras, ovelhas e outros), exposição de hortaliças, flores e plantas medicinais foi uma das grandes atrações, atraindo principalmente as crianças. Proporcionou também aos visitantes passeio de carro de boi. Uma exposição realizada pelo Instituto Federal Campus Barbacena, uma tradição do evento. 


Busca de Notícias