Barbacena na Campanha de Vacinação Antirrábica
Na zona urbana, vacinação será realizada no dia 30


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), vem realizando, gratuitamente, desde o início deste mês de maio a Campanha de Vacinação Antirrábica. A imunização está sendo realizada neste primeiro momento na zona rural. Equipes da Sesap já estiveram em mais de 50 pontos e outros 34 ainda será visitados a partir desta quarta-feira, dia 20. Nos Distritos, a vacinação acontecerá no dia 23, das 13h às 17h. Na zona urbana, os donos de cães e gatos poderão levar seus animais para serem vacinados, no dia 30, das 8h às 17h, a um dos 54 pontos espalhados pela cidade.

A meta dos responsáveis pela Campanha é vacinar 80% dos cães e gatos do Município. De 1º a 4 de junho, acontecerá ainda uma busca ativa, com equipes da Sesap percorrendo pontos que, por algum motivo, como chuva, tenha ficado sem ser visitado. Atualmente, a raiva é uma doença considerada um tanto incomum, mas é tida como uma grande preocupação pelas autoridades. Ela é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose e pode afetar os seres humanos. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes (gatos ou cães). Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, já nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.


Busca de Notícias