Barbacena realiza a IV Semana Ambiental
Evento aberto ao público com 15 estandes na sede da Copasa


Com o tema “Consumo consciente. Um sonho de Sustentabilidade”, a IV Semana Ambiental começou nesta segunda-feira (25) e se estenderá até a próxima sexta-feira (29), na sede da Copasa em Barbacena. O tema da Semana é baseado no que foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Ações Ambientais, que em 2015 é “Sete Bilhões de Sonhos. Um Planeta. Consuma com Cuidado”.

Com discussão de assuntos importantes no que diz respeito à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a IV Semana Ambiental apresenta aos visitantes informações voltadas à preservação do meio ambiente com vídeos e visita a 15 estandes. A visitação é livre, mas escolas estão podendo fazer agendamento e levar seus alunos. Mais de 1500 estudantes já foram cadastrados pela Polícia de Meio Ambiente para conhecerem o espaço que fica na sede da Copasa.

A abertura oficial do evento contou com a presença do vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, que representou o prefeito Toninho Andrada; o gerente da Copasa João Rezende Filho; o comandante da 13ª Região da Polícia Militar, Coronel Carlos Bratiliere; o comandante da 13ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Armond; o diretor de Meio Ambiente da Agir, Sérgio Grossi, entre outras autoridades e entidades ligadas a preservação ambiental.

O prefeito Toninho Andrada, representado pelo vice Mário Raimundo, enviou uma mensagem que foi lida na solenidade de abertura da Semana Ambiental. Em suas colocações, o prefeito lembra que, na luta pela preservação do meio ambiente “só a consciência, mais do que a ciência, será capaz de acender nos homens e mulheres do século XXI, a urgência das atitudes e o entendimento que podemos estar trilhando um caminho sem volta. É preciso sensibilizar, educar, preparar, refletir e agir”.

O gerente da Copasa João Rezende Filho também chamou atenção para a necessidade de discutir e buscar soluções para o meio ambiente. “É uma satisfação receber todos aqui (Copasa) para esta Semana Ambiental. Diante do cenário, é hora de parar e refletir sobre os problemas que estão sendo gerados pelo consumo e destruição de nossos bens ambientais. Esta Semana é ideal para conversar e buscar soluções para os problemas causados pelo homem ao meio ambiente”.

Já o comandante da 13ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Armond, lembrou que a cada ano, a Semana Ambiental ganha novos parceiros. “É uma grata satisfação ver este auditório cheio. Lembro que em 2012, foi a primeira vez que unimos várias entidades, que trabalham em prol de defender o meio ambiente, para buscar o bem comum. A cada ano aumentam os parceiros e desta forma quem ganha é o meio ambiente. Já temos mais de 1500 estudantes cadastrados para visitarem os estandes, com isto quem ganha novamente é o meio ambiente, com lições de preservação”.

Pela primeira vez a Copasa está sendo anfitriã da Semana Ambiental, trabalhando ao lado dos parceiros Prefeitura de Barbacena, através da Sala Verde da Diretoria de Meio Ambiente, Serviço de Água e Saneamento de Barbacena (SAS), Companhia de Energia de Minas Gerais (Cemig), Companhia Vale do Rio Doce, Saint Gobain, IF-Sudeste Campus Barbacena, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), Polícia Militar de Meio Ambiente, Instituto Ambiental das Vertentes (Ivert), Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa), Secretarias de Meio Ambiente das Prefeituras de Dores do Campo, Ressaquinha e Ibertioga, Senac, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Associação Barbacenense de Proteção aos Animais (ABPA), Asas de Barbacena Fotografias e Natureza, Ortópolis Barroso, Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso (Ascab) e Grupo Teatral Ponto de Partida.


Busca de Notícias