Parceria levando mais saúde à comunidade
Projeto desenvolvido por alunos da Unipac em parceria com a Sesap


Com o tema “Cuidar de quem cuida”, alunos do 9° período do curso de Enfermagem da Unipac desenvolveram proposta do estágio em Saúde Coletiva com base no trabalho realizado pelo enfermeiro na Atenção Básica. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap) e realizado de 11 a 15 de maio, com a presença de 25 agentes comunitários de saúde, no Centro Ambulatorial Dr Agostinho Paolucci, no Hospital Vilela.

O trabalho de estágio, que é realizado pelos alunos de Enfermagem todo semestre, faz parte do programa para formação do profissional e sempre busca realizar projetos voltados à comunidade. Neste último programa, os alunos confirmaram, através do projeto, a importância do agente comunitário, que através de sua equipe presta atendimento à população, principalmente no que se refere a prevenção, estabelecendo assim um filtro para os principais problemas de saúde em sua área.

Na UBS, o Enfermeiro realiza o planejamento, supervisão e educação em saúde para sua equipe e, especificadamente, para os agentes comunitários de saúde, profissionais que desenvolvem o importante papel de fortalecimento e integração entre os serviços de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com ações de promoção e vigilância em saúde.

Com este projeto, os alunos finalizaram uma importante etapa rumo à formatura, contribuindo ainda para o desenvolvimento da saúde. O projeto também trabalhou no sistema de multiplicadores, enfatizando a valorização do agente comunitário, a importância de sua inserção na comunidade e na equipe, a corrida por um único objetivo e a ética no desenvolvimento do seu trabalho.

O projeto foi idealizado em conjunto pelos alunos do 9° período do curso de Enfermagem da Unipac, Cristiane, Rosemary, Elizabeth, Mônica, Fernanda, Maxleandro, Rosário e Aldair; junto à supervisora do estágio Evaniele Santos; em parceria com o gerente da Estratégia de Saúde da Família, enfermeiro Marcos Iran; a coordenadora de Vigilância em Saúde, enfermeira Elizabeth Greco; o psicólogo do Nasf Glauber, a coordenadora do curso de Enfermagem Damiana Guedes e a coordenadora de estágios Renilza Cabral.

O tema do projeto 'Cuidar de quem cuida' foi selecionado após vivência no campo de estágio e aula do professor Moisés.


Busca de Notícias