4ª Semana Ambiental termina com apresentação do Ponto de Partida
O tema em 2015, foi “Consumo consciente. Um sonho de Sustentabilidade"


A 4ª edição da Semana Ambiental Integrada foi realizada em Barbacena de 25 a 29 de maio, contando com a presença de mais de duas mil pessoas nos estantes montados na Copasa, que foi pela primeira vez a anfitriã. O tema em 2015, ligado ao que é definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Ações Ambientais, foi 'Consumo consciente. Um sonho de Sustentabilidade'.

O encerramento aconteceu na sexta-feira, na sede da Bituca - Universidade de Música Popular, com uma apresentação do grupo teatral Ponto de Partida. A companhia encantou o público com músicas que dialogam com o tema, como Estrelada e O Cio da Terra, de Milton de Nascimento, Águas de Março, de Tom Jobim, e Passaredo, de Chico Buarque.

O saldo da 4ª Semana Ambiental Integrada foi positivo. O vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, presente no encerramento, destacou a realização do evento, que contou com a participação ativa da Prefeitura, através da Sala Verde da Diretoria de Meio Ambiente da Agir e do Serviço de Água e Saneamento de Barbacena (SAS): 'É uma semana importante, em que as pessoas voltam as atenções para o nosso planeta, com consciência ambiental e sustentabilidade. Os estudantes que passaram pelos estantes receberam informações valiosas. E é com isso, através da educação e participação dos mais jovens, que podemos fazer a diferença para a sociedade'.

Diversas ações aconteceram nos quatro dias, incluindo intervenções teatrais, vídeos e visita aos 15 estantes montados, com o aprendizado de diversas práticas ambientais, como reciclagem, dicas e incentivos para a diminuição do consumo. O Dia Mundial da Mata Atlântica, em 27 de maio, também foi comemorado durante o evento, com a Sala Verde fazendo uma homenagem à data abordando os biomas do município. “É fundamental conhecer a biodiversidade da cidade, que é tão rica, para que possamos preservá-la”, afirma Suelen Matoso, Coordenadora da Sala Verde e Chefe da Divisão de Educação Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente.

A realização do evento foi resultado da parceria entre diversas instituições. O diretor de Meio Ambiente da Agir, Sérgio Grossi, ressaltou a importância dessa união de esforços: 'Cada um tem um papel fundamental na sustentabilidade do planeta. E o que nós vimos nesta Semana Ambiental foram atos de cidadania em torno de uma causa em comum. Isso é o mais importante: trabalharmos juntos para um mundo melhor'.


Busca de Notícias