Plano Municipal de Educação – Decenal 2015-2025
O projeto ainda será avaliado pela Câmara de Vereadores de Barbacena


O processo de reformulação do Plano Municipal de Educação – Decenal 2015-2025 do município de Barbacena, ainda em projeto a ser aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito, teve uma trajetória democrática com a participação social de diversos atores, representantes da sociedade educacional.

O alinhamento das proposições do Plano Municipal de Educação ao Plano Nacional de Educação foi a inquietude das equipes que se dispuseram a estudar temas específicos que trouxeram sentido à composição do documento-base.

As equipes reuniram-se em espaços aleatórios e discutiram continuamente proposições que deram corpo ao documento que terá força de Lei e irá desenhar os caminhos da educação para os próximos dez anos no município.

Os temas foco do PME foram: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos no ensino regular e profissional, Educação Especial, Ensino Profissionalizante em nível médio, Ensino Médio, Ensino Superior, Gestão Democrática, Valorização Profissional e Financiamento da educação.

A Secretaria de Educação e Desporto assumiu a posição de gestora da organização do evento, com o apoio do Conselho Municipal de Educação e representações das esferas federal, estadual e municipal.

Nos dias 29 de maio e 01 de junho, no Instituto Federal Sudeste MG – Barbacena, as equipes representativas da reformulação do plano reuniram os resultados que culminaram dos debates, num só corpo, e, promoveram um debate conjunto de todo documento-base.

A discussão foi calorosa e estabeleceu novos paradigmas para as políticas de melhoria da qualidade social.

A expectativa é que o documento-base seja prioridade na pauta da Câmara Municipal para que possamos colocar em execução as propostas de curto, médio e longo prazo.


Busca de Notícias