Barbacena prorroga vacinação contra a gripe
A imunização acontece até a sexta-feira, dia 12. Em Barbacena grupo das grávidas ainda não atingiu a meta


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou até a próxima sexta-feira, dia 12, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. A finalidade é imunizar ainda mais um número maior de pessoas dentro dos grupos estabelecidos para serem vacinados. O único grupo que ainda não atingiu a meta dos 80% é das grávidas, que até o dia 3 de junho tinha alcançado somente 68%. Um outro objetivo é aumentar a porcentagem dos idosos que estão, ainda procurando muito as unidades de saúde para serem vacinados.

A vacina em Barbacena está disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para todos os que ainda não foram imunizados e que estão dentro do grupo vacinal. Até o último dia 3, a imunização das crianças de seis meses a 5 anos, estava em 90%; já dos trabalhadores da saúde, com excelente resultado, chegou a 102%; o grupo das puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), também ultrapassou a meta, com um alcance de 117%; e dos idosos, 87,69%. Cobertura geral de imunização em Barbacena, estava em 89%.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.


Busca de Notícias