Barbacena ultrapassa meta na Campanha de Vacinação Antirrábica
Durante um mês equipe da Sesap vacinou cães e gatos no Município


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), realizou, gratuitamente, durante o mês de maio e nos primeiros dias de junho, a Campanha de Vacinação Antirrábica. No total, 26.301 animais foram vacinados, sendo 22.022 cães e 4.279 gatos. De acordo com os números, a campanha superou a meta Organização Mundial de Saúde (OMS), que era de vacinar 80% da população de cães e gatos, com a cobertura vacinal chegando a 105,91%, ou seja, superando o número previsto inicialmente de vacinar 25.033 animais no Município.

O trabalho foi realizado por equipes do Sesap, em dias específicos, nos distritos e na cidade, mas os profissionais estiveram também em quase 90 pontos pré-selecionados fazendo a vacinação durante o mês de maio. De 1º a 4 de junho, aconteceu ainda uma busca ativa, com as equipes da Sesap percorrendo pontos que, por algum motivo, como chuva, não tenham sido visitados.

Atualmente, a raiva é uma doença considerada um tanto incomum, mas é tida como uma grande preocupação pelas autoridades. Ela é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose e pode afetar os seres humanos. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção.

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes (gatos ou cães). Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até 2 meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, já nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.


Busca de Notícias