Inmetro fiscaliza táxis de Barbacena
O trabalho é realizado com o apoio da Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram)


O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipen/MG), órgão delegado do Inmetro, realiza, de terça (9) até sexta-feira (12), a aferição dos taxímetros nos veículos que circulam em Barbacena. A verificação busca constatar a precisão dos equipamentos de cobrança de acordo com as tarifas locais. O trabalho é realizado com o apoio da Prefeitura, por meio da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram).

Barbacena conta atualmente com uma frota de 160 táxis e todos são obrigados a passar pela fiscalização, que acontece anualmente. Na ocasião, são averiguados o cálculo de pista, a hora parada e a dimensão dos pneus do automóvel, que não pode ser maior que a original. Se tudo estiver regular, o táximetro é lacrado e o veículo recebe o selo de permissão anual.

A aferição é importante para assegurar que o serviço prestado seja de qualidade. 'Isso garante que ninguém seja lesado, nem mesmo o taxista, que tem a oportunidade de ver se o taxímetro está funcionando de acordo', destaca Marcelo de Almeida, gerente operacional da Sutram. 

A garantia de um transporte mais seguro e mais justo é uma preocupação da Prefeitura, que tem feito  parcerias junto a órgãos estaduais e federais como parte do processo de municipalização do trânsito, com a integração de Barbacena no Sistema Nacional de Trânsito (SNT). 'Aqui também há uma importante troca de experiências, que só vem a somar à nossa equipe, tanto na parte operacional quanto na de fiscalização, trazendo benefícios para o nosso trabalho junto à população', afirma o gerente operacional da Sutram.  


Busca de Notícias