Começa construção do novo presídio de Barbacena
Nova Unidade está sendo construída em terreno cedido pela Prefeitura e substituirá o Presídio que funciona no antigo prédio da Cadeia Pública


As obras da nova unidade prisional de Barbacena tiveram início na última terça-feira, 9. O Presídio está sendo construído no distrito de Pinheiro Grosso, em área cedida pelo Município e substituirá o atual Presídio que funciona no prédio da antiga Cadeia Pública, no centro da cidade. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, o prazo para a conclusão das obras é de 390 dias e o investimento é da ordem dos R$ 18,8 milhões. O novo empreendimento terá capacidade para abrigar 388 detentos. A construção da Unidade faz parte do Plano Mineiro de Humanização do Sistema Prisional. A empresa responsável pela execução da obra é a Construtora Itamaracá, vencedora do processo licitatório.

A assinatura do convênio visando a construção do Presídio em Barbacena foi realizada em solenidade na Cidade Administrativa do Governo de Minas, em fevereiro de 2014, ainda na gestão do ex-governador Antônio Anastasia, com a presença de autoridades municipais e do deputado Lafayette Andrada, que articulou junto com a administração do prefeito Toninho Andrada a construção do Presídio na cidade. De lá para cá foram realizados os procedimentos administrativos e o processo de licitação, culminando agora com o início das obras, que representam e atendem uma reivindicação antiga, já que a Unidade Prisional em funcionamento no município não corresponde mais com a realidade local e regional. O novo Presídio trará mais humanização ao sistema prisional de Barbacena.


Busca de Notícias