Escola da Rede Municipal recebe doação de livros
Material do projeto “Biblioteca Itaú Criança”


A Escola Municipal Inês Piacesi recebeu na manhã de terça-feira, dia 16, a visita da secretária Municipal de Educação, Rita Candian, que estava acompanhada da subsecretaria Cacilda Araújo. O objetivo da visita foi entregar ao colégio uma série de livros doados pelo banco Itaú, através do projeto “Biblioteca Itaú Criança”, que visa, entre outras coisas, o crescimento cultural das crianças brasileiras.

A coleção Itaú de livros infantis ajuda a despertar desde cedo o prazer pela leitura. As Escolas Municipais Martim Paulucci, Rotary, Benedito Campara e Lions também serão contempladas com a doação de diversos títulos e autores como Machado de Assis, Luiz Fernando Veríssimo, Manoel Bandeira e outros.

A secretária municipal de Educação, Rita Candian, não escondeu seu otimismo ao falar da doação dos livros. “Esta entrega dos livros doados pelo projeto 'Biblioteca Itáu Criança' é um momento importante para as nossas escolas, principalmente como incentivo para que as crianças gostem de praticar a leitura e, através da mesma, tenha oportunidade de trabalhar vários aspectos, como imaginação, criatividade, interpretação e tantos outros aprendizados importantes”.

A diretora do colégio Inês Piacesi, Andréia Cristina da Rocha Ferreira, destacou que “a escola fica muito lisonjeada com esta doação, pois os alunos terão oportunidade de conhecer novos livros, desenvolver a imaginação, o conhecimento e preparando sempre para o futuro”.

A aluna Gisele de Oliveira Elias, do 5º ano do Ensino Fundamental, falou da importância dos livros. “Depois da leitura, para mim, vem o conhecimento, diversão e aprendizagem. Quando leio, é como se eu entrasse em um mundo colorido e divertido que só a leitura me proporciona. Ler e aprender, conhecer histórias interessantes e se divertir com a leitura. Eu leio. Eu aprendo. Conheço coisas novas e legais. Gosto muito de ler, viver com a leitura e viver com sabedoria e inteligência. Viver com a leitura é aprender e ser feliz”.

Escolha de Livro Didático nas escolas rurais

Diretores, coordenadores pedagógicos e professores das Escolas Municipais José Benedito Campara, Jovelino Jacinto Furtado, Crispim de Paula Nezio e Visconde de Carandaí se reuniram, no último dia 11 de junho, para realizar a escolha do material didático, tendo como referência o Guia de Livros Didáticos, que é disponibilizado para a equipe escolar, contendo as coleções aprovadas pelos professores avaliadores do Ministério da Educação.

O período de escolha dos livros didáticos é determinado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A atual escolha foi destinada ao material para alunos e professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, para o triênio 2016 até 2018, no âmbito das escolas do Programa Nacional do Livro Didático destinado às escolas rurais – PNLD Campo 2016.

Esta escolha foi direcionada a escola de campo, sendo assim um material diferenciado para a realidade do aluno do campo. A partir da escolha, as escolas municipais do campo são registradas pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Seduc) pela internet, no portal do FNDE.


Busca de Notícias