Alunos do Tim ArtEducAção apresentam Mostra Artística em Barbacena
O evento aconteceu na última quarta-feira (17)


Barbacena recebeu mais uma edição da Mostra Artística do projeto Tim ArtEducAção na última quarta-feira (17). O evento, aberto ao público, contou com a participação de cerca de 150 alunos das oficinas de teatro, balé, dança contemporânea, contação de histórias, dança de rua e arte digital, lotando o salão paroquial Padre Joaquim Pessoa Machado, no bairro São Sebastião.

O espetáculo foi baseado na comédia “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna, apresentando os desdobramentos, com muita música, dança e atuação, da história de uma senhora viúva e avarenta, devota de Santo Antônio e que guarda uma velha porca, cheia de dinheiro herdado do avô. Ana Luísa Barroso, que há cinco anos articula o programa na cidade, falou sobre o encerramento do primeiro semestre, com uma grande Mostra Artística para coroar o trabalho: “Nós temos a oportunidade de mostrar para as crianças e suas famílias, bem como para todos os envolvidos, o que foi feito até agora. E isso entusiasma, motiva a ir para frente”.

O programa é realizado no município em parceria com a Prefeitura, por meio da AGIR. O vice-prefeito Mário Raimundo de Melo, que esteve na apresentação, ressaltou o envolvimento da administração municipal no Tim ArtEducAção: “A Prefeitura tem um papel importante, participando ativamente da indicação das escolas, para que o programa atinja, de fato, as comunidades e as pessoas certas. E é isso que nós temos feito, já que, durante os três anos do atual mandato, o projeto foi realizado na cidade com muito êxito.”

Barbacena foi uma das primeiras cidades a receber o programa, movimentando escolas com arteducação desde 2001. Uma geração inteira já passou pelo projeto, conforme destaca o vice-presidente da AGIR, Edson Brandão: “É o melhor atestado de sucesso. Alguns ex-alunos são hoje professores. Isso é motivo de orgulho para a cidade e um indicador de que a cultura tem dado a sua contribuição para o crescimento social e desenvolvimento da juventude”.

A possibilidade de fazer a diferença, com um projeto de alta qualidade, sempre rendendo bons frutos, tem motivado a expansão a cada ano. A coordenadora executiva do Tim ArtEducAção, Virgínia Bittencourt Moura, também destacou a importância deste fomento à cultura: “A arte transforma. Ao experimentar a arte, as crianças passam a ver o mundo de outra forma, com mais confiança e maior socialização, aumentando a autoestima. As crianças e as famílias, as escolas e as comunidades, veem que realmente podem mais. A ideia é essa e tem dado muito certo. Sempre ficamos felizes com o resultado”.


Busca de Notícias