Vigilância Epidemiológica convoca população a trabalhar no combate à dengue
Até o início de junho foram registradas 45 notificações, sendo 14 casos confirmados de dengue e quatro deles contraídos em Barbacena e os demais em outras cidades


O inverno chegou, mas os trabalhos de combate à dengue em Barbacena não param. As equipes de agentes de endemias continuam visitando as residências em um trabalho constante de prevenção. Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, até o início do mês de junho, foram registradas 45 notificações e 14 casos foram confirmados, sendo que dez deles de pessoas que contraíram a doença em outros municípios e quatro infectados em Barbacena. Os casos registrados na cidade foram de moradores que residem nos bairros Funcionários, São Francisco e Santa Luzia e no distrito de Pinheiro Grosso. Além de todo trabalho dos agentes, nesses bairros foi necessário passar o veículo do fumacê.

A coordenação de Vigilância Epidemiológica convoca a população a atuar mais no combate ao mosquito aedes aegypti não deixando recipientes que possam acumular água, tornando, assim, um criadouro de larvas do mosquito. “É importante a união de todos porque estamos trabalhando a prevenção e focados na promoção da saúde de toda a população”, pontuou Elizabeth Grecco, coordenadora de Vigilância Epidemiológica. Ela destacou ainda que a maior dificuldade dos agentes em realizar o trabalho é ter acesso a alguns terrenos baldios, que na maioria das vezes acumulam objetos que se tornam criadouros fáceis do mosquito transmissor da dengue.

Elizabeth Grecco orienta ainda a não deixar caixa d´água destampada e que as pessoas sempre verifiquem se há algum objeto no quintal de sua casa que acumule água e se tiver, que o elimine o mais rápido possível, porque, assim, está ajudando a evitar problemas maiores, contribuindo para uma vida mais saudável de toda a população.  


Busca de Notícias