Barbacena realiza etapa da Conferência Nacional de Saúde
O evento buscou ampliar o debate em torno do tema principal, trazendo questões para impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS


O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), realizou no sábado (27) a etapa local da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, a plenária, que aconteceu no Campus Barbacena do IF Sudeste, abriu espaço para todos os setores da sociedade, incluindo autoridades, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais de saúde e prestadores de serviço.

Os oito eixos norteadores do evento nacional foram discutidos durante a plenária, sendo apresentadas duas propostas em cada um deles para serem levadas à etapa estadual. O Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Orleans da Costa, que é o responsável pela gestão do SUS na cidade, destacou a importância do evento, salientando que todas as políticas públicas dos próximos anos vão sair das conferências: “É fundamental que os barbacenenses coloquem suas perspectivas, anseios e críticas para que haja uma melhoria no sistema de saúde. O país passa por um momento de grande dificuldade financeira, então é importante consolidar o que já avançamos'.

O evento buscou ampliar o debate em torno do tema principal, trazendo questões para impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS. “Quem mais conhece o município somos nós. E temos trabalhado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para que possamos levar boas propostas a nível estadual e federal. Estamos saindo na frente em vários aspectos”, ressalta a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carmem Lúcia Werneck.

Durante a plenária, foram eleitos os 12 delegados (seis usuários, três trabalhadores e três prestadores/governo) para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, a ser realizada de 1º a 4 de setembro. No evento mineiro, serão apresentadas e votadas as propostas que vão compor o relatório final a ser encaminhado à comissão organizadora da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 1º a 4 de dezembro em Brasília.  


Busca de Notícias