Barbacena festeja Dia do Produtor Rural
Evento foi realizado pelo Sindicato Rural de Barbacena e contou com a participação de vários produtores rurais de outras cidades

Vice=prefeito Mário Raimundo, Renato Laguardia e Getúlio Feres

Na última terça-feira, dia 7, comemorou-se o Dia do Produtor Rural Mineiro. Em Barbacena, a data foi festejada pelo Sindicato Rural de Barbacena com um café que aconteceu durante todo o dia na sede da instituição. Diversos produtores rurais do Município e de cidades da região e várias autoridades marcaram presença, como o vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, e o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Getúlio Paes Fortes Feres. O dia foi também para uma pequena demonstração do que é cultivado na área rural barbacenense, pois o espaço foi decorado com produtos da agropecuária.

Desde a criação do Dia do Produtor Rural Mineiro, no ano de 1998, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG, a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - Faemg, o Sindicato de Barbacena comemora a data reunindo os produtores. “É muito importante comemorar esta data porque Barbacena tem grande parte de sua economia voltada para a agropecuária. Temos dentro da área territorial do município uma diversificação muito grande de hortaliças, frutas, legumes, flores e o setor da pecuária leiteira. Enfim, são produtos cultivados de maneira intensiva durante todo o ano”, pontuou Mário Raimundo, vice-prefeito de Barbacena, destacando ainda que o Município contribui com o abastecimento de hortifrutigranjeiro de grande parte de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Rio de Janeiro, além da região como um todo.

Para Renato Laguardia, presidente do Sindicato Rural de Barbacena, a data é um momento importante para mostrar um pouco do que a cidade produz, sua força e organização no setor do agronegócio. “Vem da área rural de Barbacena a movimentação de grande parte da economia de Barbacena e também de cidades da região. Um dia para comemorarmos e mostrar a todos o quanto é importante o produtor rural, O dia do Produtor é todo dia. Nós produzimos alimento para saciar a fome de todos”, ressaltou.

A produção

Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater de Barbacena, a perspectiva de produção neste ano de 2015 em Barbacena na área de olericultura é de mais de 64 mil toneladas, na parte de fruticultura mais de 7 mil toneladas. Em relação à pecuária leiteira, a estimativa é de uma produção de mais de 21 milhões de litros de leite.

De acordo com João Marcos, técnico da Emater Barbacena, o clima da cidade é extremamente favorável para a diversidade de produção que acontece no Município. Destaca ainda que um dos principais problemas na área rural vem sendo a falta de mão de obra que está a cada dia mais escassa.

Barbacena produz abobrinha, abóbora, agrião, alface, batata, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis, cenoura, couve, couve-flor, ervilha vagem, espinafre, inhame, jiló, mandioquinha salsa, moranga comum, moranga híbrida, pepino, pimentão, repolho, salsa, tomate, vagem, morango, ameixa, caqui, goiaba, maçã, nectarina, pêssego, flores, eucalipto e azeitona e um dos destaques é a produção de leite.


Busca de Notícias