UBS do Carmo realiza Encontro de Tabagismo
Novos grupos são formados a cada três meses

Primeira reunião do Encontro de Tabagismo

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Carmo vem realizando mais um trabalho de destaque e que já ganhou aprovação da população: Encontro de Tabagismo. Com duração de três meses e realizado através de parceria do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Estratégia Saúde da Família (ESF), o Encontro de Tabagismo acontece sempre às quinta-feiras, a partir de 13h.

O grupo que participa do atual Encontro de Tabagismo teve a primeira reunião no último dia 18 de junho, com organização da enfermeira Liliane Almeida, palestra com o médico Mauro Almeida, apoio da referência de saúde Alyne de Souza Silva e ESF. Os interessados em participar do programa podem ingressar até o segundo encontro.

No programa, são realizadas orientações, distribuição de livros, informativos enumerados por cada encontro ou sessão, feitas receitas pelo médico conforme a necessidade de cada participante. “Esperamos de fato que os dependentes consigam parar com o vício, mas sem pressão e sim apoio de toda equipe e, depois dos três meses, se não conseguirem, podem participar do próximo encontro”, explica a coordenação do programa.

Após as palestras, profissionais do ESF do Carmo pesam, medem e aferem a pressão arterial de todos os participantes. Os dados são lançados no livro, com o intuito de se formar um grupo para a nutricionista Rita Helena Fonseca, para acompanhar aqueles que adquirirem peso e trabalhar para que não fiquem desmotivados e voltem a fumar.


Busca de Notícias