Prefeitura promove ação de prevenção ao álcool e drogas
O local escolhido para o evento foi a Praça dos Andradas, centro de Barbacena


 Uma ação promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), mobilizou os barbacenenses que passaram pela Praça dos Andradas no sábado (11). Com o tema 'Prevenção de Álcool e Drogas', o evento contou com a participação de diversas iniciativas, com orientações e debates sobre o assunto, informações sobre saúde bucal, dicas sobre atividades físicas e instruções fisioterapêuticas, além de serviços como aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

A mobilização é desenvolvida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, neste mês, teve a organização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Carmo, Santa Efigênia, Torres e do Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic). Participaram, junto às UBS, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD III), Consultório na Rua, Melhor em Casa, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Vigilância Epidemiológica, Escola Legal, trabalho social desenvolvido no Caic, além de outros programas a nível municipal, estadual e federal.

O envolvimento e a colaboração, abordando e ampliando o tema, atraiu a atenção dos barbacenenses que passaram pelo local. “Todas as equipes participam, trazendo informações ao público. O assunto merece toda a atenção, então é fundamental trabalharmos isso junto à comunidade de forma dinâmica', destaca a enfermeira da UBS do Carmo, Liliane Almeida.

O evento também teve apresentações de dança e hip hop, além de uma demonstração de grafite. Segundo a enfermeira da unidade do CAIC, Marisa Silva, essas atividades vêm para auxiliar no trabalho de prevenção ao álcool e drogas: “Isso apresenta aos jovens um caminho a ser seguido, uma alternativa melhor para todos”.

O próximo evento está marcado para o dia 8 de agosto. O tema será “Combate ao fumo”.


Busca de Notícias