Seduc apresenta balanço de avaliações em encontro com equipe pedagógica
A reunião aconteceu na última quinta-feira (16)

Durante o encontro foram abordados vários assuntos

A Secretaria Municipal de Educação se reuniu na última quinta-feira (16) com sua equipe pedagógica para apresentar e discutir os resultados das avaliações externas aplicadas para os alunos da rede municipal. A Subsecretaria de Assuntos Pedagógicos, através das equipes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e Programa de Intervenção Pedagógica (Pip), contando com a participação ativa da secretária de Educação, Rita Candian, apresentou os resultados dos últimos quatro anos, com o objetivo de comparar os avanços e retrocessos, para criar estratégias de mudanças a partir de uma análise criteriosa.

Foram apresentados os resultados de avaliações nacionais, como a Provinha Brasil e Avaliação Nacional da Alfabetização (Ana), que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), bem como do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb), integrantes do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (Simave). De acordo com o que foi exposto, o ensino municipal obteve um avanço considerável nos últimos anos.

A adesão do município às avaliações do Saeb e Simave fundamenta a importância que esses instrumentos oferecem ao levantar informações para fortalecer a ação de professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas da rede pública e, com isso, contribuir para o desenvolvimento dos alunos na aquisição das competências e das habilidades esperadas nessa fase de escolarização. Os resultados contribuem para a reestruturação de políticas na educação municipal, estadual e nacional.

Avaliações passam por mudança

Uma das modificações é no processo de implementação das avaliações do Simave. A partir de 2016, os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio passam a ser avaliados somente nos anos pares. E já em 2015 e em todos os anos ímpares, os testes serão aplicados para os alunos do 7º ano do fundamental, do 1º ano do ensino médio e do 3º ano do ensino médio

Já a Avaliação Nacional da Alfabetização (Ana), do Saeb, criada com o objetivo de avaliar o 3º ano do Ensino Fundamental em todo país, foi cancelada em 2015. A suspensão do exame seria uma ação de contenção de gastos devido à crise econômica.


Busca de Notícias