Sutram realiza vistoria de veículos de transporte escolar
Procedimento é obrigatório e será realizado até o próximo dia 31 de julho


Todos os veículos de transporte escolar credenciados pela Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), que circulam em Barbacena, precisam passar por vistoria obrigatória duas vezes por ano, nas férias escolares de janeiro e julho. Nesse processo, a Sutram avalia se os carros e os profissionais da área têm os equipamentos e documentos necessários para oferecer o serviço. O objetivo é garantir a comodidade dos motoristas e monitores, proporcionando mais segurança aos alunos. O transporte escolar municipal é regulamentado pelo Decreto Municipal nº 7555/2014 em conformidade com a Lei n.o 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Durante a vistoria, entre os itens exigidos pela Sutram, no veículo, estão uma faixa amarela horizontal com o dístico escolar, medidor de velocidade (tacógrafo), lanterna de luz branca no teto e cintos de segurança para todos os ocupantes. Também são pedidos os equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o registro e o licenciamento do automóvel.

Já os motoristas precisam apresentar carteira de habilitação nas categorias D ou E, certidão negativa de antecedentes criminais e certificado de aprovação no curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar dentre outros documentos.

As vistorias seguem até o dia 31 de julho. Segundo a Sutram, 92 veículos são cadastrados para fazer o transporte escolar em Barbacena, e todos precisam passar pela vistoria.

A vistoria previamente agendada é realizada na Sutram, situada na Avenida Dom Pedro II, 1480 – Bairro São Pedro, sendo o atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. Após serem aprovados, os veículos recebem o selo de “Vistoriado”.

O subsecretário de Trânsito e Mobilidade Urbana Ailton Ramos Vidal Filho lembra que “os pais devem ficar atentos quando da contratação do serviço de transporte escolar, verificando no ato da assinatura do contrato se o contratado possui a Autorização de Tráfego expedida pela Sutram, que informa as datas da vistoria realizada e do respectivo vencimento”.


Busca de Notícias