Professor da rede municipal lança livro de poesia infantil
O evento acontece na sala da Sociedade de Cultura Musical


A Casa de Cultura de Barbacena recebe na próxima quinta-feira (23), às 19h30, o lançamento do livro de poesia infantil 'Portas que Viram Janelas', do autor barbacenense Mário Márcio de Quadros, professor da Escola Municipal Alberto Correa. O evento, que acontece na sala da Sociedade de Cultura Musical, também contará com a exposição das ilustrações originais do livro assinadas pela designer Luísa Bacelar, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg).

A obra aborda a vivência e a essência dos moradores das Vertentes. “Encantamento! Esse misto de encanto, imaginação e imagens poéticas é o que se sente ao abrir a janela e entrar pela porta dessas Portas que viram Janelas, de Mário Márcio de Quadros. Num misto de uma viagem do olhar, de cheiros, de pessoas, de frutas, de animais, enfim, de memória que desfilam na leitura, nos deparamos com o Povoado dos Pinto em Resende Costa, transfigurado em poesia”, descreve a professora Eliana Tolentino, da Universidade Federal de São João del-Rei (Ufsj) no prefácio.

O evento é organizado com o apoio da Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair José Savassi e a Escola Estadual Henrique Diniz. “Em Barbacena, eu espero uma boa recepção. É um livro acessível. Os dois exemplares que doei para minha escola foram lidos por muitas crianças e seus familiares”, diz Quadros, já descrito pela crítica como “um Guimarães Rosa de trás para frente”.

O livro foi publicado pelo selo do projeto Coleção Lageana e será vendido a R$20. Idealizada por Elaine Martins, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), que coordena o projeto juntamente com Rosalvo Pinto, da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), a Coleção Lageana é o programa editorial da Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa (amiRCo) que, com a chancela e fomento do Fundo Estadual de Cultura, publica obras literárias e não literárias destinadas àqueles que se interessam pelo conhecimento, estudo, valorização e divulgação da história e da cultura do antigo Arraial da Lage, da região do Campo das Vertentes e de Minas Gerais.


Busca de Notícias