Centro de Comercialização de Flores de Barbacena, um grande incentivo ao setor na cidade
O local vem recebendo todo suporte da Prefeitura para concretização de seu funcionamento

Cerca de 20 produtores já utilizam as câmaras frias para armazenarem sua produção, além de usufruírem de todo o espaço

Barbacena é uma cidade que tem parte de sua economia voltada para a produção de rosas e flores. Num grande incentivo à produção e comercialização, construiu-se o Centro de Comercialização de Flores de Barbacena, inaugurado em dezembro do ano passado. Um investimento da ordem de R$1 milhão realizado em parceria com o Governo do Estado. O Centro vem recebendo todo suporte da Prefeitura para concretização de seu funcionamento.

É uma grande conquista para o setor na cidade, visto que cerca de 20 produtores já utilizam as duas câmaras frias para armazenarem sua produção, além de usufruírem de todo o espaço. Dentro de toda esta ação em prol do Centro de Comercialização, foi montado um grupo de trabalho com a participação de diversos produtores e entidades parcerias como o Sindicato Rural de Barbacena e a Associação Comercial e Industrial de Barbacena - Acib e que está sendo presidido pelo vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo de Melo.

O grupo vem trabalhando há cerca de um ano com o objetivo de viabilizar novas ações para o pólo produtor de rosas e flores de Barbacena. Uma das ações prioritárias, segundo Felipe Alvim, diretor de Fomento Econômico da Prefeitura de Barbacena, é a criação de uma cooperativa que já está em fase bastante avançada. “A perspectiva é de que até o mês de setembro esteja tudo pronto e a associação receberá o nome de Mercaflores. A finalidade com todo este trabalho é atrair mais compradores da região. Muitos produtores já estão sendo beneficiados, o local está todo equipado com carrinhos para transportar as flores, com câmeras frias. Estamos com uma perspectiva muito positiva de clientes do atacado dos estados vizinhos”, acrescentou.

Alvim também afirmou que, apesar de ser um projeto independente, a Prefeitura apoia a criação desta cooperativa de produtores de flores. “Estamos dando todo o suporte para os produtores, queremos implementar cada vez mais a floricultura em Barbacena. Essa é a identidade da cidade e faz parte da história do município, visto que a produção de rosas e flores é um dos grandes destaques na cidade”, concluiu.


Busca de Notícias