Barbacena realiza terceira edição do projeto Rotas para o Futuro
O evento aconteceu no Hotel Senac Grogotó, na última quinta-feira (30)

O evento contou com a presença de vários investidores da cidade

Barbacena recebeu na noite da última quinta-feira, 30, a terceira edição do projeto Rotas para o Futuro, tendo como palestrante o advogado e engenheiro civil Marcelo Giordano Gários, que falou sobre segurança e saúde no trabalho. O evento, que aconteceu no Hotel Senac Grogotó, é uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com a Prefeitura, através da Diretoria de Fomento Econômico, a Associação Comercial e Industrial de Barbacena (Acib), o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Barbacena e Região (Simelp) e o Sinduscom Barbacena.

O prefeito Toninho Andrada destacou a realização do evento, que se concretiza como âncora do desenvolvimento local, potencializando novos negócios e o incremento da atividade industrial no município: “Esse é um importante espaço onde se discute as possibilidades de crescimento e desenvolvimento do setor em Barbacena e região. Agora, o Rotas para o Futuro ganha uma dimensão ainda maior em função da crise econômica em que estamos vivendo e, mais do que antes, é preciso que a classe empresarial se junte ao poder público para poder discutir alternativas para superar a crise e amenizar seus impactos junto à população.”

O projeto demarca a participação da Fiemg em Barbacena. A cidade foi uma das 16 contempladas nesta edição doRotas para o Futuro. O diretor de Fomento Econômico da Prefeitura, Felipe Alvim, salientou o trabalho de capacitação, que só tem a acrescentar ao município: “Essa é uma grande oportunidade para que empresários, principalmente para o pessoal das indústrias, possam se envolver em um cenário positivo e se desenvolver cada vez mais. Então nós vemos com bons olhos, esperamos continuar com o evento no ano que vem, sempre buscando o crescimento do empresariado e contribuindo para o fomento da economia do município”.

A gerente de Promoção Humana da Fiemg, Junia Nogueira, vê com bons olhos a realização do projeto, que está no quinto ano. “Sempre temos bons públicos, com temas interessantes e atuais. Essa é uma chance dos empresários discutirem de uma forma mais efetiva as questões que lidam diariamente.”

O Brasil registrou, em 2013, mais de 700 mil acidentes do trabalho. Em 1970, o Brasil foi considerado o pior país em termos de segurança do trabalho. Hoje é o 4o no ranking mundial. O palestrante, Marcelo Giordano Gários, falou sobre a importância em discutir o tema: “A prevenção de acidentes é a única ferramenta que temos para melhorar essa situação e, principalmente, para garantir o crescimento das empresas. O Inss, com esses 700 mil acidentes, gastou 10 bilhões e 800 milhões de reais. Já o custo indireto dos acidentes, pago pelas empresas, é seis vezes esse valor”.

Durante o evento, também foi lançada a revista da terceira edição da Feira da Indústria e Comércio de Barbacena (Feicob), que aconteceu entre 20 e 23 de maio no município. A revista, de 72 páginas, apresenta um balanço do evento, mostrando o trabalho desenvolvido todos os expositores.


Busca de Notícias