Barbacena realizou mais de 600 exames do pezinho nos primeiros seis meses deste ano
Exame deve ser realizado entre o 3º e 7º de vida do recém nascido e é gratuito

Em Barbacena, por dia, são realizados cerca de 8 testes do pezinho

O Teste do Pezinho é um exame realizado em recém-nascidos que tem por objetivo prevenir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar inúmeras outras sequelas à saúde da criança. É gratuito e obrigatório, por isso, todo bebê nascido em território brasileiro deve fazer o teste entre o 3º e 7º dia de vida. É um exame simples e quase indolor realizado através da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido, por isto o nome popular do exame. Essas gotinhas são coletadas pelo profissional de enfermagem em um papel filtro.

Em Barbacena, nos primeiros seis meses deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados dentro do sistema de saúde municipal 673 exames. Por dia são executados entre 6 a 8 exames. O teste do pezinho ajuda a diagnosticar doenças de origem genéticas e outras que se desenvolvem no período fetal como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Os exames podem ser realizados na unidade Central de Vacinação, nas unidades básicas de saúde de Senhora das Dores, Vilela, Santa Efigênia, Boa Vista e do distrito de Correia de Almeida.

As amostras colhidas na cidade são enviadas para o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico - NUPAD, órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, que realiza o exame gratuitamente. Leva cerca de 30 dias para ficar pronto. Fazer o teste do pezinho é um direito da criança e um dever dos pais.


Busca de Notícias