Barbacena recebe segunda fase dos Fóruns Regionais de Governo
A finalidade do evento é debater com representantes da sociedade civil e autoridades locais ações prioritárias para a região

O Vice-prefeito Mário Raimundo de Melo compôs a mesa juntamente com as autoridades da região

A segunda rodada do Fórum Regional de Governo aconteceu em Barbacena na última quarta-feira, dia 12, no auditório da Escola Professor Soares Ferreira. A finalidade do evento debater com representantes da sociedade civil e autoridades locais ações prioritárias para a região. O encontro foi organizado com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG. O Estado foi dividido em 17 territórios de desenvolvimento, conforme suas características e demandas específicas. Para cada um deles, foi constituído um fórum regional, que prevê a participação de deputados, gestores do Estado, prefeitos e vereadores, entidades, além de representantes da sociedade civil. Na primeira rodada do Fórum, realizada em São João Del Rei, no último dia 31 de julho, o Município foi representado pelo prefeito Toninho Andrada e compôs a mesa ao lado do Governador Fernando Pimentel.

O objetivo desta segunda fase, que teve início no dia 11 de julho, é debater e priorizar os problemas de cada um desses territórios, a partir de grupos de trabalho divididos em cinco eixos temáticos: desenvolvimento produtivo, científico e tecnológico; infraestrutura e logística; segurança pública; saúde e proteção social; educação e cultura. O resultado dessa fase é a produção de diagnósticos que vão referendar a formulação de planos e políticas públicas de desenvolvimento regional e fornecer diretrizes para o Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI.

Em seu discurso, na abertura do Fórum, o vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, representando Toninho Andrada, destacou a importância do Fórum para a elaboração de políticas públicas. “Uma iniciativa que atua na origem dos problemas e com certeza as ações são mais acertadas e também virão com muito mais rapidez. A população clama por melhores políticas públicas e o fórum é uma metodologia que realmente viabiliza contato do gestor público tanto na espera estadual quando municipal para a solução desses problemas”, pontuou.

“Esses fóruns serão fundamentais para todo o processo de planejamento de orçamento do Estado que será orientado pelo diagnóstico realizado nos 17 territórios de desenvolvimento. As lideranças e prefeituras entregaram formulários com os problemas e necessidades de todos os municípios da região”, destacou Wieland Silberschneider, secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Ressaltou ainda que é um grande diferencial do governo do estado não apenas a participação que é o evento direto como os fóruns, mas a participação destinada a mudar a gestão e fazer com que aconteça com referência nos territórios”, completou.


Busca de Notícias