Escolas Municipais discutem Virada da Educação e Avaliações Externas
Diretores e técnicos participaram de reunião no Caic

A Gerente de Ensino Fundamental, Sônia Raquel de Assis Coelho durante o encontro

Com o objetivo de analisar questões relativas à realização da “Virada da Educação” e apresentar orientações para a análise qualitativa dos resultados das Avaliações Externas, a Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), através da Subsecretaria de Assuntos Pedagógicos, realizou um encontro com diretores e técnicos das escolas municipais, na última quarta-feira (12), no auditório da Escola Municipal Embaixador Martim Francisco (Caic).

Durante o encontro, a gerente de Ensino Fundamental, Sônia Raquel de Assis Coelho, foi a responsável pelas explicações com relação à análise qualitativa dos resultados das Avaliações Externas. Ela também fez uma simulação através de oficina sobre intervenção pedagógica quanto aos descritores da Matriz de Referência da Avaliação do Simave.

Já as propostas para a “Virada da Educação”, que é a estratégia de construção de um pacto da sociedade em defesa da melhoria da educação pública em Minas Gerais, foram apresentadas pela técnica em Educação Ana Lúcia Dias. A ação será desenvolvida em momentos e âmbitos distintos em todas as escolas estaduais e municipais.

Nas escolas da rede municipal de Barbacena, a “Virada Educação” acontecerá em três momentos:

Dia 19 de agosto - Comunidade escolar fará reflexão sobre a qualidade da educação e o contexto em que ela acontece.

Dia 22 de agosto - Escolas se reunirão em grupos distintos para continuar a reflexão sobre o tema.

Dia 27 de agosto - Cada escola apresentará à comunidade os resultados das avaliações e promoverá o terceiro debate com pais e alunos para consolidar o tema, que será finalizado com o registro dos diversos olhares sobre o ensino e aprendizagem no Município.


Busca de Notícias