Prefeitura investe em qualificação profissional de educadores
Professores da rede municipal foram até a UFJF participar da terceira etapa da formação continuada

Joanina Aparecida Almeida, Cintia Tauvane, Alcilaine Candian e Cátia Ribeiro participando da terceira etapa da formação continuada/2015

Professores e orientadores de estudos participaram da terceira etapa da formação continuada/2015 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Os profissionais de educação já haviam participado das outras edições do pacto.

Na primeira etapa do pacto, em 2013/2014, os professores receberam formação em letramento; na segunda, em 2014/2015, em matemática, curso concluído em fevereiro de 2015.O terceiro ciclo, que será desenvolvido em 2015, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças.

O PNAIC tem sido desenvolvido por meio de ações que estimulam a ação reflexiva docente sobre o tempo e o espaço escolares. Para tanto, ,cinco princípios centrais orientam a proposta: Currículo inclusivo; Integração entre os componentes curriculares; Foco na organização do trabalho pedagógico; Seleção e discussão de temáticas fundantes; Ênfase na alfabetização e letramento das crianças.

O processo formativo do PNAIC objetiva ampliar as discussões sobre a alfabetização na perspectiva do letramento numa abordagem interdisciplinar que privilegie um diálogo permanente e sistemático com a prática docente e com a equipe pedagógica da escola, para a garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e para a melhoria da qualidade do ensino.

 


Busca de Notícias