Corpo de Bombeiros será elevado a Cia. Independente
A solenidade será na próxima terça-feira (25), nas dependências do Quartel, no bairro Padre Cunha


A Segunda Companhia de Bombeiros Militar, sediada em Barbacena, será elevada à categoria de Companhia Independente de Bombeiros Militar, na próxima terça-feira, dia 25. O comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Cel. BM Luiz Henrique Gualberto Moreira; o Comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, Cel. BM Edson Alves Franco; o Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros, Ten. Cel. BM Sergio Ricardo Santos de Oliveira; e o Prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, convidam a comunidade para a solenidade militar alusiva ao fato, que acontecerá nas dependências do Quartel, situado na rua Barbara Heliodora, no bairro Padre Cunha.

A solenidade será presidida pelo Comandante Geral, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, que usará da palavra em nome da Corporação. Em nome do Município, falará o secretário Chefe da Casa Civil, professor José Augusto Penna Naves. Na ocasião assumirá o comando da Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar, de Barbacena, o Major BM Emerson Ramalho dos Santos, na foto, em visita de cortesia ao secretário José Augusto, na manhã desta sexta-feira.

O Hino Nacional Brasileiro será executado pela banda de música da Policia Militar de Minas Gerais, sob a regência do Ten. PM Caloy. O anúncio regulamentar da solenidade será realizado pelo Comandante da Companhia de Desfile, Capitão BM Rodrigo Paiva de Castro, quando o Comandante da Tropa ocupará lugar no dispositivo. O comandante empossado da Segunda Companhia Independente de Bombeiros Militar, Maj. Emerson Santos, usará da palavra e a solenidade será abrilhantada ainda com a Canção do Corpo de Bombeiros, que retrata o espírito cívico e altaneiro dos valorosos soldados do fogo.

Durante a solenidade receberão o Diploma de Colaborador Benemérito dos Bombeiros, que é concedido em reconhecimento ao esforço de pessoas e entidades que contribuem para a melhoria e o aprimoramento da eficiência dos trabalhos dos Bombeiros os seguintes cidadãos: Carlos Fábio Nogueira Rivelli, diretor da Nogueira Rivelli, Daniel Henrique Amaral, diretor da Lupara Materiais de Construção, Jair da Fonseca Pinto, diretor da empresa de ônibus Cidade das Rosas, e Wilson Barrias Reinado, diretor da empresa Saint Gobaint.

BREVE HISTÓRICO

O Corpo de Bombeiros de Barbacena foi inaugurado em 20 de novembro de 1986, quando governador do Estado o Dr. Hélio Garcia e Prefeito Municipal o professor Lídio Nusca. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros, ainda pertencente à Polícia Militar de Minas Gerais e era denominado CCB, tinha como comandante o Coronel PM Silvio Cristo Moreira. A fração de Barbacena, denominada Quarta Seção de Combate a Incêndios, era subordinada diretamente ao Sétimo Subgrupamento de Incêndio do Segundo Grupamento de Incêndio, localizado na cidade de Contagem.

Hoje, denominada Segunda Companhia de Bombeiros Militar, é subordinada ao Quarto Batalhão de Bombeiros Militar, situado na cidade de Juiz de Fora. Possui sob seu comando dois pelotões, sendo o Primeiro Pelotão de Bombeiros Militar aqui mesmo em Barbacena e o Segundo Pelotão de Bombeiros Militar, com sede em São João Del Rei. Possui em sua articulação 33 municípios, sendo 18 na área de Barbacena e 15 na área de São João Del Rei.

A partir desta terça-feira, com a elevação do Corpo de Bombeiros, situado em Barbacena, a Segunda Companhia Independente, será acrescentado a Companhia de Conselheiro Lafaiete e mais 23 municípios da região.

(*) fonte Corpo de Bombeiros/Barbacena


Busca de Notícias