Barbacena ganha Companhia Independente do Corpo de Bombeiros
Em solenidade no quartel, com a presença de diversas autoridades, o major Emerson Ramalho dos Santos assumiu o comando da unidade

O Secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves destacou a importância da Cia em Barbacena

A Segunda Companhia de Bombeiros Militar, sediada em Barbacena, foi elevada nesta terça-feira (25) a Companhia Independente de Bombeiros. Em solenidade no quartel, o major Emerson Ramalho dos Santos assumiu o comando da unidade, que passa a atender 54 municípios, com efetivo fixo em Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e São João del-Rei e, a partir de agora, conta com um orçamento próprio, já que antes dependia de Juiz de Fora.

O secretário chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, representando o prefeito Toninho Andrada, falou sobre a mudança, que alavanca o serviço do Corpo de Bombeiros: "É uma grande conquista. Há cerca de 30 anos, na gestão do governador Hélio Garcia e do saudoso prefeito Lidio Nusca, foi inaugurada uma unidade que trouxe tranquilidade para Barbacena e região. E hoje a unidade passa por essa importante transformação, congregando mais homens, com mais avanço e segurança à população".

O vice-prefeito de Barbacena, Mário Raimundo de Melo, também destacou a instalação da Companhia Independente: "Barbacena e região já recebiam um trabalho eficiente, mas com essa nova estrutura, com novos componentes e novos bombeiros atuando, fará com que o atendimento seja ainda melhor".

Uma Companhia Independente traz uma série benefícios, tornando possível o aumento do efetivo, melhorias no atendimento, novos projetos e maior aproximação da comunidade. O novo comandante, major Emerson Ramalho dos Santos, falou sobre os desafios à frente da unidade: "A nossa maior responsabilidade é corresponder às expectativas do barbacenense, que sempre confia no serviço do Corpo de Bombeiros. Mas eu estou pronto para me dedicar a esse serviço, com uma tropa que está vindo para somar e atender bem a tudo que a população precisa".

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira, falou sobre a iniciativa de elevar a Companhia: "Houve um estudo sobre a população da cidade, a situação estratégica e a qualidade de bombeiros que atuam aqui. Mas isso só foi possível graças à participação de todos, incluindo o poder municipal e estadual".

Também compareceram ao evento o Subcomandante da Epcar, Paulo Ricardo da Silva Mendes; o Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Coronel Hélder Ângelo e Silva; o Comandante da 13ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Carlos José Bratiliere; o Comandante do 3º Comando Operacional de Bombeiros, Edson Alves Franco; o Subcomandante da Guarda Municipal, Itamar Souza; o Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, Carlos Capristano; o juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Barbacena, Joaquim Gamonal; o presidente da Câmara Municipal, Flávio Barbosa; o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Clóvis de Paula Pimenta; o Comandante do 4º Batalhão de Bombeiros, Tenente Coronel Sérgio Ricardo Santos de Oliveira; o Comandante do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Major Leonardo Pires Condé; o Delegado Regional de Polícia Civil, Colimar Dias Braga Júnior, e o Padre José Eudes.

Durante o evento, pessoas e entidades que contribuem para a melhoria e o aprimoramento dos trabalhos dos bombeiros receberam o Diploma de Colaborador Benemérito dos Bombeiros. São eles: Carlos Fábio Nogueira Rivelli, diretor da Nogueira Rivelli; Daniel Henrique Amaral, diretor da Lupara Materiais de Construção; Jair da Fonseca Pinto, diretor da empresa de ônibus Cidade das Rosas; e Wilson Barrias Reinado, diretor da empresa Saint Gobain.


Busca de Notícias