Escolas Municipais escolhem livros didáticos para o Triênio 2016-2018
A reunião aconteceu nas dependências da Secretaria de Educação, Desporto e Cultura

Os professores avaliaram o material para o Triênio

Professores de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino reuniram-se na última quarta-feira (26), nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), para apreciação crítica dos livros a serem escolhidos e utilizados no triênio 2016-2018 nas escolas. Além do contato com o material, os professores fizeram análises através das resenhas disponíveis no Guia do Livro Didático. Para a escolha dos livros didáticos aprovados na avaliação pedagógica, é importante o conhecimento do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

É tarefa de professores e equipe pedagógica analisar as resenhas contidas no guia para escolher adequadamente os livros a serem utilizados no triênio. O livro didático deve ser adequado ao projeto político pedagógico da escola; ao aluno e professor; e à realidade sociocultural das instituições. Os professores podem selecionar os livros a serem utilizados em sala de aula somente pela internet, no portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A escola deve apresentar duas opções na escolha das obras para cada ano e disciplina. Caso não seja possível a compra da primeira opção, o FNDE envia à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da segunda opção deve ser tão criteriosa quanto a primeira. No volume “Apresentação do Guia”, encontram-se as orientações detalhadas referente à escolha das coleções.


Busca de Notícias