Terceiro ano do curso de formação do Pnaic começa em Barbacena
Até dezembro, os professores alfabetizadores realizarão 60 horas de formação

Educadores durante o encontro na Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro

A equipe de formação continuada de professores do ciclo inicial de alfabetização da rede municipal de ensino de Barbacena iniciou, na última terça- feira (25), o terceiro ano do curso de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec).

O encontro, primeiro de uma série, foi realizado nas dependências da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro, com a presença dos professores alfabetizadores matriculados no programa. Também compareceram técnicos em educação e diretores de escolas para contribuir ainda mais com um ambiente articulado no âmbito escolar.

A coordenadora local, Ana Lúcia Dias, apresentou o novo formato do programa para o ano de 2015 e destacou alguns conceitos que fundamentam a proposta do Pnaic. Em seguida, os orientadores de estudos, Alcilaine Frizzoni Candian, Joanina Aparecida Garcia de Almeida, Cintia Costa Tauvanes e Cátia Cristina Ribeiro, realizaram a aula inaugural dentro de uma pauta construída conforme discussão consensual entre elas e a equipe formadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Um dos aspectos que diferencia o programa neste ano dos demais é a abordagem das disciplinas de ciências, geografia e história numa relação interdisciplinar com alfabetização em língua portuguesa e matemática.

Um dos aspectos que diferencia o programa de 2015 dos demais anos é a abordagem das disciplinas, Ciência, Geografia e História numa relação interdisciplinar com Alfabetização da Língua Portuguesa e Alfabetização Matemática. Até o mês de dezembro, serão ao todo 15 encontros perfazendo um total de 60 horas de formação.


Busca de Notícias