Barbacena recebe mais uma edição da Exphomig
Evento acontece em parceria com a Prefeitura e este ano receberá animais das raças Holandês PB e VB, Girolando e Jersey

O prefeito e o secretário de Desenvolvimento Rural destacam a importância do evento

Na próxima segunda-feira, dia 7, começa em Barbacena o maior evento da raça o Holandesa do Estado, a 24ª Exposição Estadual de Gado Holandês de Minas Gerais – Exphomig. A Exposição acontecerá até o sábado, 12, no Parque de Exposição. A abertura oficial está marcada para a quarta-feira, 9, às 19h. Já a premiação dos ‘Melhores de Minas’ será na noite de quinta-feira, no Spazio Franato’s. O evento encerra no sábado com a festa de confraternização e o sorteio de um veículo 0km do Circuito Holandês de Exposições. A Exphomig é organizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês - ACGHMG e tem como parceira a Prefeitura, com o apoio do Sindicato Rural e do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de Barbacena – Nughobar.

A edição deste ano está repleta de novidades. Uma delas é a participação de outras raças de leite. Serão duas pistas de julgamento para receber as raças Holandês PB e VB, Girolando e Jersey.Haverá também palestras, leilão e a premiação máxima do gado Holandês no Estado, os “Melhores de Minas". A organização planeja um evento inédito, quando será montada uma estrutura arrojada e confortável para acolher criadores, empresas de todo o Brasil. Com layout totalmente reformulado será criado ambientes propícios para as empresas fecharem bons negócios.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, “a expectativa é que a cidade receba mais de 600 animais e inúmeros criadores da raça. A Exphomig acaba se transformando em uma excelente oportunidade para os criadores poderem mostrar seus animais e realizar importantes contatos e a realização do evento em Barbacena é uma conquista para o setor de negócios e turismo. É uma parceria que tem dado bons frutos.”, destacou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Getúlio Féres ressalta que “a exposição tem como objetivo movimentar o mercado do agronegócio do leite em todo o Brasil chamando a atenção de investidores para esse negócio promissor. Ela integra o Circuito Holandês de Exposições e estará entre as maiores e melhores exposições da raça holandesa no país”, disse.

O jurado da competição será o médico veterinário Dr. Cláudio André da Cruz Aragon, que será o responsável pelo julgamento do HVB e HPB. Com 25 anos de experiência Dr. Aragon é um dos grandes experts em vacas de leite no Brasil e no mundo. Jurado Oficial das raças Holandesa, Jersey, Pardo Suíço e Girolando; seu currículo inclui julgamentos em várias exposições nacionais e internacionais. O julgamento dos animais começam na terça-feira e acontecerá na parte da manhã e à tarde. Na quarta-feira, 9, pela primeira vez na programação, um ciclo de palestra que será realizado dento do Parque de Exposição.


Busca de Notícias