Projeto Sala Verde desenvolvendo ações em Barbacena
Núcleo é ligado à Diretoria de Meio Ambiente do SAS

Alunos do Colégio Imaculada Conceição e a equipe da Sala Verde em visita ao Jardim Botânico, no Rio de Janeiro

O projeto Sala Verde, coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA), vem desenvolvendo um trabalho em Barbacena voltado ao incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de Informação e Formação Ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade. A Sala Verde do Município faz parte da Diretoria de Meio Ambiente do Serviço de Água e Saneamento (SAS).

Com sede no prédio da Estação Ferroviária, que fica na praça Adriano de Oliveira, s/n, Centro, a equipe da Sala Verde de Barbacena conta com os trabalho da educadora ambiental e médica veterinária Suelen Matoso, o biólogo Rogério Fonseca, a artesã Adriana Discacciat e a estagiária e estudante de Gestão Ambiental do Ifet Julia Ferreira.

O projeto Salas Verdes possui, atualmente, 363 salas espalhadas por todo o País. Estão localizadas, em sua maioria, em Prefeituras, Secretarias de Meio Ambiente, Secretarias de Educação, Institutos Federais e Universidades, mas também em conselhos gestores de Unidades de Conservação (UCs) e organizações não governamentais.

A Sala Verde de Barbacena foi inaugurada em 2005, promove a disponibilização e democratização da informação ambiental e busca por maximizar as possibilidades dos materiais distribuídos, colaborando para a construção de um espaço, que além do acesso à informação, ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

Atividades recentes:

Em março de 2015, a Sala Verde de Barbacena firmou parceria com a Biblioteca Pública Municipal e, desde então, uma vez por mês são realizadas Ações Educativas na própria Biblioteca Municipal com a presença de alunos das escolas da região e a equipe da Sala Verde/DMA - SAS.

No mês de agosto, foi a vez da escola PIO XI, quando 30 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental I, participaram de dinâmica e contação de histórias sobre o tema Folclore.

A Sala Verde também atende a solicitações para palestrar nas escolas e instituições interessadas em Educação Ambiental.

No dia 21 de agosto, o Colégio Imaculada Conceição contou com a presença da equipe da Sala Verde na visita ao Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Participaram da visita alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II, os professores de ciências do colégio e a equipe da Sala Verde/Diretoria de Meio Ambiente - SAS.


Busca de Notícias