O Corpo de Bombeiros e a nova Companhia
Prefeito transmite gratidão aos Bombeiros


Como já noticiamos, a elevação da categoria da Unidade do Corpo de Bombeiros foi um presente de aniversário para Barbacena, segundo afirmação do prefeito Toninho Andrada, que solicitou ao secretário municipal José Augusto Penna Naves, orador oficial na ocasião, que transmitisse à Corporação em nome do Município, a gratidão e a honra com que ele, prefeito, a cidade e a região, recebiam a decisão do governo Fernando Pimentel, através do Comandante Geral, Cel. Luiz Henrique Gualberto Moreira, de elevação da unidade em Companhia Independente. A cerimonia teve início com a execução do hino Nacional, pela banda de Música da PMMG, sob a regência do Ten. Caloy e finalizou com o hino do Bombeiro Militar. Abaixo, o resumo do pronunciamento do secretário José Augusto.

A 2ª Companhia Independente de Bombeiros

 ... “Lembramos que há quase trinta anos, na gestão do Governador Hélio Garcia, e do prefeito Lídio Nusca, se instalou a Unidade, e que em 2006, em nome do município, falei quando das celebrações de seus 20 anos. Como professor, tive o prazer de conviver com vários de seus componentes e há dez anos atrás já ressaltávamos, que não são raras às vezes em que vemos militares treinados e aptos a ações de risco, também se emocionarem junto com aqueles que eles socorrem, pois também são pais e mães, esposos e esposas, filhos e filhas e, ao conviverem de perto com a perda e a morte sabem da transcendência de sua missão e mesmo de nossas limitações humanas.

É por isso que o Bombeiro é respeitado e querido pela população. Não porque seja um militar especial, pois todos são especiais, mas porque muitas vezes tem em suas mãos a última esperança de vida, o último gesto solidário.

E quantas vezes não é o próprio soldado bombeiro, que tomba no campo de batalhas da vida contra a morte, tornando-se ele mesmo vítima ao socorrer e arriscar-se pelo outro. Eis porque seja para militares ou civis: o Bombeiro é e deve ser sempre um exemplo.

Relembramos a afirmação do secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, então prefeito de Ouro Preto, quando este articulista e o prefeito receberam a Medalha da Inconfidência: “feliz da comunidade que possui em sua infra-estrutura uma Unidade dos Bombeiros”. E quando da instalação do Corpo de Bombeiros, a cerda de três décadas, tal ato do governo de Minas foi de grande alcance social e motivo de grande alegria do povo barbacenense e da região, uma vez que há muito nossa comunidade ansiava por este benefício.

Afinal, quantas e quantas vidas puderam ser salvas e quanta tranquilidade resultou desde então, ao sabermos que nossa cidade teria esta Corporação valorosa que se destaca na percepção da sociedade em sua totalidade por ser a mão amiga e salvadora nos piores momentos. De certo, o “amigo certo das horas incertas” conforme o apropriado slogan da corporação, resume bem a imagem pública que se tem do soldado bombeiro.

Por fim, em nome dos barbacenenses, o prefeito Toninho Andrada deixou uma mensagem de gratidão e elevada estima por todos que atuam na área de segurança pública, em especial aos soldados do fogo, cuja coragem e eterna vigilância para nossa segurança, os fazem, verdadeiros “anjos da guarda” do povo mineiro!

Ao concluir o resumo de nossas palavras quando da instalação da nova Unidade, destacamos que a partir de hoje, a presença desta força amplia sua atuação reunindo dezenas de cidades na região centro-sul de Minas, demonstrando a posição estratégica onde ela se encontra e colocando Barbacena como o epicentro de uma rede ampla de serviços prestados por esta Corporação Militar.

A evolução natural dessa estrutura revela também o grau elevado de envolvimento do Corpo de Bombeiro com a comunidade, prova disso, está na merecida homenagem prestada à pessoas e empresas que, sensíveis às demandas cada vez maiores da Corporação, têm auxiliado os Bombeiros em suas ações sociais ou mesmo melhorias em sua estrutura.

Neste particular, o governo municipal se junta ao Comando e efetivo dessa Unidade para saudar e agradecer a grandes cidadãos, como Carlos Fábio Nogueira Rivelli, diretor da Nogueira Rivelli, Daniel Henrique Amaral, diretor da Lupara Materiais de Construção, Jair da Barraca, diretor da empresa Cidade das Rosas; Roberto Araújo dos Santos, diretor da Pavel, e Wiltson Varnier, diretor Geral da Saint Gobain (fotos). Todos representam os fortes laços colaborativos e de parceria que unem a Corporação à Comunidade.

Diante dos fatos, aqui registramos o reconhecimento dos barbacenenses ao Comandante Geral, Cel. Luiz Henrique Gualberto Moreira; ao Comandante do 3º Comando Operacional, Cel. Edson Alves Franco; ao Comandante do 4º Batalhão, Ten. Cel. Sergio Ricardo Santos de Oliveira; e ao Major Emerson Ramalho dos Santos, que ora assume o comando da nova Unidade e a ex- comandante Cap. Maicon Alfim. Que os êxitos e tradições que envolvem a história dos Bombeiros na nossa região possam ser cada vez mais reconhecidos pela sociedade em geral e que Minas Gerais continue sendo uma referência nacional, na qualidade da segurança pública ofertada a seu povo, na certeza de que continuarão cumprindo com galhardia e denodo a missão de dar segurança e esperança ao povo mineiro”.


Busca de Notícias