Sete de Setembro: Dia de refletir sobre a pátria e os exemplos da Epcar
Artigo Especial do Professor José Augusto Penna Naves


Hoje, dia 7 de setembro de 2015, publicamos este artigo, que na verdade é um resumo da mensagem que dirigimos no final de semana aos presentes ao encontro cultural, que marcou os 21 anos de criação da Associação dos Ex-alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Aepcar, que tem sua base no Rio de Janeiro, mas por ser Barbacena, a sede da Epcar, muitos de seus membros aqui vêm reencontrar seu passado como ex-alunos da Força Aérea Brasileira, bem como revigorar seus sentimentos patrióticos, prova disso é que muitos não abrem mão de participar do desfile cívico, que será presidido pelo Comandante da Epcar, Brigadeiro do Ar Celestino Todesco.

E assim nos expressamos: na pessoa do presidente Hamilton do Rosário Werneck e do Comandante do Corpo de Alunos, Ten. Cel. Roberto Carlos Fernandes, cumprimentamos a “Família Epcar” presente ao evento. Na pessoa do Brig. João Carlos Fernandes Cardoso, que personifica a amizade e o carinho recíproco entre Epcar e Barbacena, saudamos a diretoria e os membros dessa associação que tem representantes em todos os estados do Brasil. Saudamos o intelectual e grande pensador da realidade nacional, Cel. Luis Mauro Ferreira Gomes, que representa o Clube da Aeronáutica e a Academia Brasileira de Defesa. Também nosso apreço ao Grupo Teatral Spetaculus, dirigido pela escritora Márcia Paschoalin, que nos fez relembrar com rara sensibilidade a figura de Izabelinha, madrinha afetiva dos alunos da Epcar de todas as gerações.

Em nome do povo barbacenense, na pessoa do senhor prefeito Antônio Carlos Doorgal de Andrada, expressamos o júbilo pelos 21 anos da Associação, que simbolicamente atinge a maioridade, no compromisso de manterem firmes os laços de amizade, companheirismo, e boas lembranças que evocam a cada encontro a passagem pela gloriosa Epcar. Enfim, se esta cidade é mãe zelosa para com os seus filhos, sabe também receber e acalentar os sonhos daqueles jovens que aqui vêm em busca de oportunidades, crescimento e civismo, próprios da carreira militar. Desse encontro surgem famílias, amizades e laços que nem com o tempo se desfazem.

Abrindo um parêntese, cito aqui o próprio prefeito que é irmão de dois ex-alunos e neto do pioneiro ex-comandante, Brig. Doorgal Borges, que a cidade acolheu. E na vila dos oficiais, este articulista e o prefeito passaram parte da adolescência, onde fizemos amigos, como o caro Rossini - filho do associado Cel. Sérgio Segadães, aqui saudado pelo presidente da Aepcar. Como muitos ex-alunos aqui presentes, éramos três jovens e a amizade marcou e se consolidou através dos tempos, mesmo distantes da comunicação instantânea dos dias atuais. Portanto, a Epcar, assim como outras escolas que formam a extensa galeria histórica da bicentenária Barbacena é exemplo vivo da virtude mineira de bem receber e fazer amizades... Cremos que só isso explica a comovente devoção que alunos e ex-alunos nutrem pela cidade e sempre que possível, nos demonstram esse afeto em contagiantes confraternizações como a que promove a Aepcar.

Coincidentemente, há poucos dias a Prefeitura confirmou a execução de um projeto que irá materializar tudo o que expressamos a respeito da Epcar e os seus vínculos afetivos com Barbacena, pois o município, em parceria com o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, a FAB e a EPCAr, pôde iniciar o processo de licitação para construção de uma praça, cujo monumento será um exemplar do lendário avião Xavante, que ficará na entrada da cidade, como um marco patriótico que apresentará Barbacena aos viajantes da BR 040 e aos visitantes, expressando a importância que a Epcar tem para a cidade. Barbacena, que é a “Nascente do Poder Aéreo” passará ser ainda mais identificada com esta honrosa condição e assim, passamos à diretoria da Aepcar cópia do projeto arquitetônico, para que fique registrado que esta homenagem é para os membros da Escola de ontem e de hoje.

Sete de Setembro, uma data que precisa ser reservada na nossa rotina cotidiana, não para festejar, mas para refletir. Quais os caminhos que temos percorrido... Como animar os jovens para as lutas vindouras se o passado nos cobra e o presente nos alerta de que novos rumos devem nortear a pátria brasileira! Embates ideológicos e revanchismos não podem tirar do povo brasileiro um sentimento que tem sido desprezado entre os jovens e a sociedade de forma geral: o patriotismo. Patriotismo não é governismo, não é partidarismo ou nacionalismo. Patriotismo é autêntico amor à nossa história, à nossa cultura, às tradições e modos de ser que nos fazem únicos perante o mundo. Em Barbacena temos a alegria de ter uma escola, dentre outras, onde estes valores são especialmente cultivados: a Epcar. Por isso devemos bradar em alto e bom som: Viva a Epcar! Viva a Associação dos Ex-alunos! Viva a Independência do Brasil!

Jose Augusto de Oliveira Penna Naves – Secretário Chefe da Casa Civil do Município de Barbacena


Busca de Notícias