Barbacena celebra Dia da Independência com desfile cívico-militar
Evento foi organizado pela Prefeitura, Epcar e Polícia Militar


O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, que marca a Independência do Brasil, foi realizado em Barbacena na manhã da última segunda-feira. A Avenida Governador Bias Fortes ficou lotada para acompanhar a celebração da data, que contou com a organização da Prefeitura, Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e 9º Batalhão da Polícia Militar. A celebração foi aberta com a Epcar, após a revista à tropa. O comandante da escola, Brigadeiro do Ar Celestino Todesco, saudou o Dia da Pátria, afirmando que “é o mais importante do nosso país. O Brasil é a nossa pátria, nossa mãe e nosso porto seguro. Por isso, temos que sempre trabalhar para produzir para as próximas gerações um país cada vez mais forte, consistente e justo”.

Depois da Epcar, também desfilaram Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes Penitenciários, Academia Militar das Agulhas Negras e Guarda Municipal. O evento foi encerrado com estudantes das escolas de Barbacena, começando com o Tiradentes, passando por Amilcar Savassi, Bias Fortes, José Bonifácio de Andrada, São Miguel Arcanjo e alunos do projeto Ronda Escolar, desenvolvido pela Guarda Municipal na rede municipal de ensino.

Para o prefeito Toninho Andrada, “tradicionalmente o dia 7 de setembro tem a brilhante apresentação dos militares da Epcar, do 9° BPM, da Guarda Municipal, ex-combatentes, alunos da Epcar e de várias escolas da cidade. Temos aqui em Barbacena apresentações do mais alto nível, a altura de nossa tradição e das melhores e mais organizadas comemorações pelo Dia da Pátria em todo o País', destacou.

O vice-prefeito Mário Raimundo de Melo falou sobre a realização na cidade do desfile, que comemora os 193 anos da Independência: 'Essa é uma data muito importante para nós barbacenenses e brasileiros, que merece ser sempre valorizada. Por isso, o Município faz o maior esforço para poder proporcionar a todos um evento especial, com a magnitude merecida”.

O secretário-chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, salientou a importância de promover a data, que atrai milhares de pessoas, entre crianças, jovens e adultos: “Esse desfile dá a oportunidade de refletir sobre a pátria e o patriotismo no Brasil. Sobretudo é um momento para a nossa juventude, que desfila e recebe um contexto histórico de grande significado”.

O comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Clóvis de Paula Pimenta, ficou satisfeito com o desfile e afirmou que “temos que chamar, cada vez mais, a comunidade para participar desse evento, que integra um contexto social amplo. É de grande importância manter isso para que também possamos manter o civismo e patriotismo vivo entre todos”.

Além das autoridades já citadas, também estiveram presentes: o Diretor Geral do Presídio Regional de Barbacena e Diretor Referência da 13ª RISP, Júlio César Martins; o comandante da Guarda Municipal, Adilson Domingos; a superintendente regional de ensino, Maria Theresa Fortes; o subcomandante da Epcar, Coronel Paulo Ricardo da Silva Mendes; o comandante da 13ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Carlos José Bratiliere; o comandante da 13ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Major Noir Armond; o comandante da 13ª Companhia de Missões Especiais, Major Ângelo Augusto de Pádua e Silva; o comandante da 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, Major Emerson Ramalho dos Santos; e Rodrigo Gustavo Ferreira, do Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz.


Busca de Notícias