Barbacena realiza Conferência Municipal de Política para as Mulheres
Evento acontecerá no dia 24 de setembro, no auditório da Faculdade de Medicina

O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Medicina, das 12h às 18h

A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (SESAPS), promoverá no dia 24 de setembro, a 3ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres. O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Medicina, das 12h às 18h. A Conferência, que constitui uma preparação para a 4ª Conferência Estadual, tem a importância de promover a participação democrática e dar visibilidade às realidades e demandas das mulheres com suas diversas formas de pertencimento socioeconômico, técnico racial, geracional, territorial, de identidade de gênero e outros. A Conferência terá como tema central: ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’.

O objetivo geral é atualizar a agenda das políticas públicas de mulheres para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão feminina, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos e os seguintes objetivos específicos: indicar prioridades de atuação do Poder Público na consecução da Política de Mulheres; fortalecer a relação entre governos e a sociedade civil para maior efetividade na formulação, execução e controle da Política para Mulheres; identificar e fortalecer a transversalidade do tema dos Direitos Femininos junto às políticas públicas nos três níveis de governo; propor aos entes federados estratégias para ampliação e consolidação da temática Feminista junto aos diversos setores da sociedade; Garantir os aspectos da acessibilidade e da sustentabilidade, dentre outros.

Na Conferência, primeiro os participantes serão envolvidos em uma palestra voltada para o tema central. Depois serão divididos em grupos para um debate mais amplo sobre os eixos temáticos: Contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios; Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações - Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres: subsídios e recomendações. Na plenária serão votadas as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual e acontecerá também a eleição dos delegados que estarão representando Barbacena.

A comissão organizadora da Conferência Municipal é composta por: Irene Kilson, sub secretária de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, Sônia Raquel, Gerente do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer; Drª Flávia Murta, delegada da Delegacia de Mulheres de Barbacena;; Maria Eugênia, Coordenadora de Educação para o Trânsito da Sutram; Irani Moreira, diretora da E.M. Oswaldo Fortini; Flávia Miranda, diretora da E.M. José Felipe Sad; Zaine Ferreira, diretora da E.M. Padre Sinfrônio de Castro; Hendryws Cimino, Coordenador de Apoio aos Conselhos; Kátia Cilene, jornalista; Simone Silva, contadora da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (foto). 


Busca de Notícias