Exphomig 2015 é aberta oficialmente em Barbacena
Maior evento do gado holandês em Minas Gerais movimenta a cidade

Autoridades na abertura da Exphomig 2015

A abertura oficial da 24ª Exposição Estadual de Gado Holandês de Minas Gerais (Exphomig) foi realizada nesta quarta-feira (9) no Parque de Exposições de Barbacena, contando com a presença de autoridades, criadores e público em geral. Mais uma vez, o município recebe o maior evento da raça em Minas Gerais, com mais de 500 animais vindos de vários estados do país.  A edição deste ano conta com várias novidades, como a participação de outras raças de leite e duas pistas de julgamento para receber as raças Holandês PB e VB, Girolando e Jersey. Também é um espaço para palestras, leilão e a premiação máxima do gado Holandês no Estado: os “Melhores de Minas”.A Exphomig, que acontece até sábado (12), é organizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês (ACGHMG) e tem a parceria da Prefeitura, com o apoio do Sindicato Rural e do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de Barbacena (Nughobar). 

O prefeito Toninho Andrada tem ressaltado a importância da realização de eventos como esse para o fomento da economia e do turismo local. 'Temos incentivado e apoiado para que o Parque de Exposição receba grandes eventos em nível nacional e a parceria com ACGHMG para que a cidade seja sede da Exphomig tem atraído para a cidade grandes criadores de todas as regiões do país, o que vem gerando novas divisas e negócios para o município. Tudo isso fortalece nossa economia e o turismo.', enfatizou.  

O vice-prefeito Mário Raimundo de Melo também reforça a atuação do prefeito no sentido de que o Município tem se esforçado para que eventos cada vez maiores sejam realizados: “O nosso prefeito, apesar da crise que o país vive, não tem medido esforços para dar condições para que as organizações, os parceiros e as associações venham para a cidade. E todos ganham com isso”.

O deputado estadual Lafayette Andrada, representando a Assembleia Legislativa, falou sobre o destaque que o município recebe ao sediar um evento ainda mais amplo em 2015: “A posição de Barbacena é de grande relevância neste cenário. A Exphomig traz grandes produtores do cenário leiteiro em nível nacional. E é expressiva a união dos expositores das três raças pela primeira vez. É uma grande demonstração do prestígio da cidade”.


O presidente do Conselho de Administração da ACGHMG, Leonardo Moreira Costa, enfatizou a escolha do município como sede da 24ª edição: “Barbacena tem um histórico importante e vem para se consolidar em uma região estratégica que integra a raça holandesa. Também tivemos um apoio fundamental da Prefeitura e instituições locais, que nos convenceram a sugerir mais uma vez a realização aqui”.

Já o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Ma, deu ênfase à presença das três raças pela primeira vez na Exphomig: ”Esse evento vem para mostrar a importância da união entre todas, sempre as raças em prol desse produto tão importante que é o leite, tornando possível, nessa junção, uma maior competitividade em nível internacional”.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Getúlio Feres, falou sobre o trabalho desenvolvido para ampliar o evento: 'Para nossa região, é um orgulho receber mais uma edição da Exphomig, que gera negócios importantes. E, pra esse ano, nós melhoramos ainda mais o Parque e trabalhamos intensamente para abrigar com conforto os animais presentes'.

Barbacena é considerada o berço do gado holandês. O presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato Laguardia, falou sobre o que representa um evento dessa magnitude para o setor na região: “Significa muito para a pecuária de leite. É um encontro que possibilita ao produtor discutir uma série de questões, como preço de leite, as inovações em geral e conhecer novas técnicas. É muito importante a gente poder participar dessa exposição”.

A cidade volta a sediar, também no Parque de Exposições, outro grande evento já na próxima semana: o Campeonato Brasileiro de Salto Master, juntamente com a Copa Barbacena de Hipismo, entre os dias 17 e 20 de setembro. Já em outubro, outros dois eventos movimentam a cidade: a 45ª Festa das Rosas e a 35ª Semana Nacional do Cavalo Campolina que, de forma integrada, acontecem de 9 a 17 de outubro.


Busca de Notícias