Parque de Exposições tem extensa programação de eventos
Nos últimos dois anos, o Parque já sediou importantes festividades, competições e exposições, transformando-se num grande centro de eventos. Neste fim de semana será a vez do Campeonato Nacional de Hipismo

Desde o início da atual gestão municipal, o Parque de Exposições de Barbacena se transformou no endereço certo para a realização de importantes festividades, competições e exposições, transformando-se num grande centro de eventos

Nos últimos dois anos, o Parque de Exposição de Barbacena vem sendo palco de grandes e constantes eventos que tem colocado a cidade no foco do cenário estadual, nacional e até internacional. São promoções que estão movimentando a economia, o turismo e o lazer no município em diversos segmentos. Tudo isso é resultado do trabalho que a Prefeitura Municipal vem realizando, seja em parceria ou por iniciativa própria. O prefeito Toninho Andrada, desde o início da sua administração, tem incentivado uma utilização mais permanente da estrutura do Parque, a fim de que o espaço, que tem grande infraestrutura, seja melhor aproveitado como opção de entretenimento para a população.

Esta semana mais um grande evento está movimentando o Parque. Desta vez é o Campeonato Nacional de Hipismo, que pela primeira vez acontece em Barbacena. A competição vai até domingo e reúne cavaleiros e amazonas de todo o país, com renomados atletas do cenário nacional que já representaram o Brasil em Olimpíadas. O Campeonato Brasileiro de Salto trará a Barbacena as categorias Master, Master A, Master B e Master TOP, além de uma prova promocional com profissionais em salto acima de 1m30. A abertura oficial do Campeonato será realizada às 16h, desta sexta-feira, 18, com a presença da Banda de Música do 9º Batalhão de Polícia Militar, representantes da Federação e da Confederação, além de cavaleiros, jurados, organizadores, autoridades, convidados e o público em geral.

A cidade sediou também neste mês de setembro a 24ª Exposição de Gado Holandês de Minas Gerais - Exphomig. No primeiro semestre, já havia realizado a Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador, a tradicional Exposição Agropecuária de Barbacena, a Primeira Etapa do Campeonato Mineiro de Hipismo. Outros dois grandes eventos ainda serão realizados no Parque em 2015: a 35ª Semana Nacional do Cavalo Campolina, que pela primeira vez acontece fora da capital do Estado; e a 45ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena. Essas duas festividades serão realizadas simultaneamente no mês de outubro, de 9 a 17.

Em 2014, após intensa negociação do prefeito Toninho Andrada junto ao Governo do Estado, a Prefeitura Municipal assinou um termo de comodato, em que o Governo Estadual cedeu o terreno do Parque ao município, por um período de vinte anos. Isso resolveu uma situação que se arrastava há anos, regularizando a utilização do espaço pelo município, que pode agora receber verbas estaduais e federais para melhorias na infraestrutura do Parque.

Retrospectiva

Desde o início da atual gestão municipal, o Parque de Exposições de Barbacena se transformou no endereço certo para a realização de importantes festividades, competições e exposições, transformando-se num grande centro de eventos. O prefeito Toninho Andrada determinou aos diversos setores da administração que incentivassem e buscassem parcerias, ou mesmo por iniciativa própria, para que o Parque de Exposição fosse utilizado de forma mais efetiva, se valendo de sua excelente estrutura. Sendo assim, nestes últimos trinta meses, o Parque já sediou eventos como: Jogos Panamericanos de Mountain Baik, Engenharíades, Jogos Jurídicos de Minas, além de campeonatos de Hipismo, Exposição de Mangalarga, Campolina, Exphomig, shows de artistas renomados e as tradicionais festas da cidade.


Busca de Notícias