Barbacena realiza segunda etapa de vacinação contra HPV
A meta é vacinar 80% das meninas de 9 a 13 anos


A segunda etapa de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) está sendo realizada em Barbacena, em um trabalho da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão aplicando a segunda dose e, até 30 de setembro, as escolas vão receber as equipes de saúde do Município.

A vacinação é necessária para meninas de 9 a 13 anos, para garantir a proteção contra o câncer de colo de útero. As jovens que completarem nove anos já podem receber a dose e também as de 14 anos que iniciaram o esquema vacinal. A etapa é aberta para aquelas que não se vacinaram na primeira etapa durante o mês de março. A estimativa populacional é de 2824 meninas em Barbacena e a meta é vacinar 80% delas. É importante que as meninas que serão vacinadas levem o Cartão de Vacinação.

Em 2015, a vacinação contra o HPV ainda foi ampliada para mulheres de 14 a 26 anos com HIV, considerando que as neoplasias anogenitais e as lesões intraepiteliais decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids).

O esquema vacinal completo consiste em 3 (três) doses: a primeira dose, a segunda depois de 6 meses e a terceira 5 anos após a primeira.


Busca de Notícias