Sutram realiza atividades na Semana Nacional do Trânsito
Programação prevê atividades educativas com apoio das Polícias Militar e Civil


A Prefeitura de Barbacena, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), preparou uma programação de atividades socioeducativas para comemorar a Semana Nacional de Trânsito 2015, com início nesta segunda-feira, dia 21, seguindo até o próximo dia 25, quando será realizada uma atividade final na Praça dos Andradas. O foco da programação é a mudança de comportamento como ação primordial para a redução de acidentes e aumento da segurança viária. O tema nacional definido para o ano de 2015 é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança”.

Além da equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito e Agentes de Trânsito da Sutram, na realização das atividades em Barbacena, a Prefeitura contará com apoio da 13ª Região da Polícia Militar, 13ª Cia. IND. MAT. PMMG, 9º BPM, 60ª Cia da PMMG, 13º Departamento de Polícia Civil MG, 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Fisioterapeutas da Santa Casa, Secretaria Municipal de Educação e Escolas Públicas e Particulares do Município.

A Semana Nacional de Trânsito, prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida”, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

De acordo com o Denatran, “é importante alertar que para mudar esse quadro dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores). O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas”.

A Coordenadora de Educação para o Trânsito da Sutram, Maria Eugênia Castro Silva Oliveira, lembra que “quando se fala de trânsito, fala de vidas. Da sua, da sua família, dos seus amigos. Se você pode evitar um tipo de comportamento e aumentar a sua segurança, por que não? Evite usar o celular no trânsito, respeite os limites da velocidade e não dirija sob efeito de álcool. Seja responsável, faça a sua parte”.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 21 (segunda-feira) – Será realizada “blitz” educativa com a participação da Sutram, Polícia Militar e Polícia Civil, onde ocorrerá a distribuição de material educativo aos motoristas com dicas de segurança no trânsito sobre como prevenir acidentes moldada com o lema “Motorista Prudente: quem é consciente não se envolve em acidente”.

Dia 22 (terça-feira) – A partir das 8h, educadores da Sutram, juntamente com fisioterapeutas da Santa Casa, irão ministrar palestra educativa na Escola Municipal Embaixador Martim Francisco Caic), promovendo ações lúdicas para estimular o respeito às regras de convivência urbana;

Dia 22 (terça-feira) – A partir das 10h, educadores da Sutram, juntamente com a Polícia Militar, irão ministrar palestra educativa na Escola Municipal Professora Yayá Moreira, promovendo ações lúdicas para estimular o respeito às regras de convivência urbana;

Dia 23 (quarta-feira) – Será realizada “blitz” educativa com a participação da Sutram, Polícia Militar e Polícia Civil, onde ocorrerá a distribuição de material educativo aos motoristas com dicas de segurança no trânsito sobre como prevenir acidentes, com o lema “Motorista Prudente: quem é consciente não se envolve em acidente”;

Dia 24 (quinta-feira) – A partir das 10h, educadores da Sutram, juntamente com a Polícia Militar, irão ministrar palestra educativa na Escola Municipal Tony Marcos de Andrade, promovendo ações lúdicas para estimular o respeito às regras de convivência urbana;

Dia 25 (sexta-feira) – As atividades alusivas a Semana Nacional do Trânsito 2015 serão encerradas com a realização de mais uma edição da Passeata “Pela Paz no Trânsito”, visando chamar a atenção de todos para a importância do respeito às leis de trânsito, objetivando torná-lo mais seguro, promovendo assim mais qualidade de vida. A presente passeata será realizada por todos os órgãos envolvidos na programação com a participação de alunos das escolas públicas e particulares do município de Barbacena. A concentração da passeata está prevista para as 13h30, na Praça Dom Silvério (Praça da Igreja do Rosário), seguindo a partir das 14h até a Praça dos Andradas, onde ocorrerá exposição com stands de órgãos do sistema de segurança pública.


Busca de Notícias