Córrego da Rua Bahia recebe concretagem do piso
Obras, que demandam tempo, estão em andamento e vão alcançar toda a extensão do córrego

A obra está em sua terceira etapa, com a laje de concretagem do fundo do córrego (1,5 km)

Após anos de espera e várias reivindicações, moradores do entorno da Rua Bahia agora aguardam com expectativa a conclusão da obra de recuperação do córrego e a liberação total do trânsito no local. O prefeito Toninho Andrada autorizou o início das obras, com investimento de R$ 2,7 milhões, em 22 de julho de 2014, com início imediato dos trabalhos. Atualmente, a obra está em sua terceira etapa, com a laje de concretagem do fundo do córrego (1,5 km), considerada a parte mais complicada e demorada, uma vez que o trabalho é feito na parte onde corre a água. O serviço está concentrado no trecho próximo a antiga fábrica São José e a expectativa é que até o final do ano, caso não ocorram novos deslizamentos, o trânsito seja totalmente liberado.

Com relação ao trabalho desenvolvido atualmente, a previsão da Reconp Engenharia, empresa responsável pela recuperação da Rua Bahia, é fazer a laje de concretagem em todo o córrego, o que ajudaria a evitar erosão, um dos problemas responsáveis pela interdição da via. “O trabalho de concretagem que está sendo realizado é muito complicado de ser feito, pois trabalhos em um local com a água em curso. É preciso fazer desvios e seguir o trabalho”, lembrou o engenheiro-proprietário da Reconp, Marcos Flávio Pereira de Castro.

O prefeito Toninho Andrada, quando assinou o documento de autorização da obra de recuperação da Rua Bahia, lembrou o trabalho em seu primeiro mandato desenvolvido no local. “Há 20 anos, quando fui prefeito pela primeira vez, este lugar (Rua Bahia e seu entorno) era um matagal, mas com muito esforço e uma grande obra, demos vida a este local. Fiz uma obra inteira e agora vamos fazer a recuperação, já que,infelizmente, não foi dada a devida manutenção pela gestões anteriores”.

A primeira etapa da obra foi concluída no início de novembro do ano passado, quando o trecho próximo à praça teve o trânsito liberado depois de ficar interditado por mais de cinco anos, devido aos desmoronamentos. A liberação só foi possível depois que a Prefeitura concluiu a obra de um dos três pontos mais críticos do córrego.

Na segunda etapa, os trabalhos foram concentrados próximo ao posto de combustível Gool, que era considerado uma das áreas mais danificadas. O local recebeu novas tubulações, limpeza em geral, além de reforço das barragem, evitando problemas com chuvas e entulhos. Após os serviços, o trânsito foi liberado também no local.

“Esta representa mais uma etapa do trabalho que estamos realizando para entregar definitivamente aos barbacenenses uma obra importante para o trânsito local e de infraestrutura daquela região. É mais um compromisso de nossa administração que estamos perto de cumprir”, destacou o prefeito Toninho Andrada.


Busca de Notícias