Câmara celebra os 80 anos da Banda de Musica da PMMG
(*) Acordes que soam há 80 anos!


Em Sessão Solene da Câmara Municipal tivemos a honra de fazer uma saudação especial a Banda de Música da Polícia Militar, que pela tradição, imortalizou-se como a “Banda do Nono Batalhão”. O fiz em nome dos barbacenenses, por deferência do prefeito Toninho Andrada, sendo que tal distinção deveu-se ao seu Jubileu de 80 anos, homenagem requerida pelo presidente Flávio Barbosa, que foi aprovada por unanimidade da Casa Legislativa,

Hoje, a banda passou a representar não só a cidade de Barbacena, o que ainda mais a valoriza, mas todas as cidades componentes da 13ª Região da Polícia Militar – hoje comandada pelo Coronel Carlos Bratiliere. Mesmo estando em uma estrutura militar, contém aspectos artísticos, culturais e afetivos com a nossa cidade. Ao elogiar a banda e seus componentes, recorremos às palavras do filósofo Schoppenhauer que escreveu: “A música exprime a mais alta filosofia, numa linguagem tão elevada que a própria razão não compreende”.

Ao invés de tecer um relato histórico e cronológico da Banda de Música, preferimos evidenciar a gratidão que todos nós devemos expressar a este patrimônio da cultura barbacenense e mineira. Assim agradecemos: “Obrigado pelos momentos de alegria proporcionados aos meninos e meninas de várias gerações que puderam saber o que era uma infância feliz vendo a banda passar...”

“Obrigado pelos momentos de nostalgia dos velhos carnavais, da singeleza das retretas, da sobriedade e piedosa meditação das procissões; do patriotismo das paradas militares; dos grandes momentos cívicos, como as inúmeras sessões solenes da Câmara; dos saudosos encontros de bandas... Obrigado, Banda da Polícia, dos grandes músicos, dos inesquecíveis maestros, em quase todas as boas lembranças dos barbacenenses de ontem e de hoje seus acordes ainda ecoam e hão de ecoar!”

E quando do Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em companhia do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Osvaldo, que representava o Governador Fernando Pimentel e do Sub-secretário de Cultura de Barbacena, Edson Brandão (foto) pudemos mais uma vez exaltar a “Banda do Nono”, que participava do cortejo e foi efusivamente aplaudida pelo Secretário de Cultura. Ao comando da 13ª RPM, ao maestro Ten. Caloy, e aos seus componentes os nossos parabéns!

(*) artigo do professor José Augusto Penna Naves, Secretário Chefe da Casa Civil de Barbacena


Busca de Notícias