Barbacena começa a receber os animais para a Semana Nacional do Cavalo Campolina
Evento será realizado de 9 a 17 de outubro no Parque de Exposição

Barbacena tem tradição na criação da raça Campolina

 Barbacena já vive a expectativa para o grande evento que reunirá a 45ª Festa das Rosas e a 35ª Semana Nacional do Cavalo Campolina. Apesar do evento só começar oficialmente na sexta-feira, dia 9, o Parque de Exposição já está movimentado. E, para esta quarta-feira, dia 7, está programado o início da chegada dos animais ao Parque. Serão cavalos e éguas de várias partes do Brasil, com a expectativa dos organizadores de contarem com a presença de até 600 animais. O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Campolina, com apoio da Prefeitura.

A Semana Nacional do Cavalo Campolina contará com animais de várias partes de Minas Gerais e também de vários outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, e também de Brasília. Barbacena tem papel de destaque na criação da raça. Barbacena foi o primeiro município do País a ter o Consórcio do Cavalo Campolina, órgão criado antes mesmo que a Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Campolina.

O prefeito Toninho Andrada informou que Barbacena será privilegiada pois será a primeira vez, nesses 35 anos, que o evento acontecerá fora do Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte. “Temos conhecimento de que a Semana Nacional do Cavalo Campolina é o evento mais importante da raça no Brasil, com exposição, julgamentos e leilões chancelados, além de promover negociações e trocas de informações. O evento também vai consagrar os melhores animais da raça no País, com a definição dos Grandes Campeões Marchadores e os Grandes Campeões da Raça. E tudo isso vai acontecer aqui em Barbacena, que vai se tornar a capital nacional da raça”, disse.

“Mesmo com a crise financeira que o Brasil vive, temos a expectativa de termos durante a Semana Nacional do Campolina um bom volume de negócios. Sem contar que o evento também movimenta a economia da cidade, com a presença de turistas de várias partes do País. E não podemos esquecer que este evento está sendo realizado em Barbacena, devido ao trabalho do prefeito Toninho Andrada, que buscou e conseguiu esta parceria”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Getúlio Feres.

O trabalho para que Barbacena fosse a sede da Semana Nacional do Cavalo Campolina começou no ano passado, com o prefeito Toninho Andrada e o secretário Getúlio Feres participando de reuniões com representantes da Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Campolina, em Belo Horizonte. Em março deste ano, dois integrantes da Associação, Augusto Sales (do Departamento de Esportes) e Renata Borges (do Departamento de Eventos), estiveram em Barbacena, fazendo uma visita técnica ao Parque de Exposição.

Com a confirmação da cidade como sede do evento, o presidente da Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Campolina, Luiz Roberto Horst da Silveira Pinto, destacou que “Barbacena tem um Parque de Exposição excelente, com uma estrutura que facilitará muito a realização da Semana Nacional do Campolina. A cidade tem também uma ligação muito forte com a raça. É importante destacar que um dos fatores primordiais na decisão de promover o evento na cidade é o total apoio que a Prefeitura”.


Busca de Notícias