Barbacena na campanha mundial do Outubro Rosa
Prefeitura preparou agenda com eventos durante todo mês no Município


Com ações em várias partes do Mundo, o Outubro Rosa também está repleto de atividades em Barbacena. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), programou uma agenda com eventos que começaram no último dia 1º de outubro e se estenderão até 30 de outubro, com destaque o dia 17, quando acontecerá a Caminhada de Conscientização quanto a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer da mama.

O prefeito Toninho Andrada diz acreditar que o Poder Público tem o dever de apoiar e realizar eventos que contribuam com a conscientização popular, principalmente diante de um tema tão relevante para a sociedade como a saúde da mulher. Nossa orientação é sempre no sentido da promoção de ações voltadas para saúde, sobretudo na prevenção, que é o melhor caminho para se buscar uma saúde melhor para os cidadãos. E o 'outubro rosa' já é um marco mundial na luta contra o câncer de mama e aqui em Barbacena vamos dar total apoio à campanha', destacou.

O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente conhecido e seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos e sua história remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

Com relação, à Caminhada de Conscientização, que será realizada em Barbacena, a concentração será na Praça do Rosário, às 8h, com saída, às 9h, em direção à Praça dos Andradas onde estará acontecendo uma Ação Social em parceria com os hospitais: Santa Casa de Misericórdia, Imaip e Ibiapaba, com participação também da Epcar, acadêmicos de Medicina da Fame/Funjob, acadêmicos da área da Saúde da Unipac, alunos dos cursos de Técnicos de Enfermagem do Ifet e Aprendiz, Apae e Associação de Pessoas Portadoras de Câncer (APPC) e seus Familiares.

 

AGENDA “OUTUBRO ROSA”

01/10 - Palestra, agenda de exame Citopatológico e solicitação de Mamografia na Zona Rural de Lavrinha;

05/10 - Palestra, agenda de exame Citopatológico e solicitação de Mamografia na de Zé Luiz;

06/10 - Realização de exames Citopatológico e solicitação de Mamografia nas funcionárias da Unipac;

08/10 - Palestra, agenda de exame Citopatológico e solicitação de Mamografia em Palmital;

08/10 - Palestra ministrada pela Dra. Estela, sobre Câncer de Mama, e sobre DST/Sífilis pela Coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Elizabeth Maria

09/10 - Ação no SAS, com palestras, coleta de sangue para exame, solicitação de mamografias e agenda de exame Citopatológico;

15/10 - Palestra, agenda de exame Citopatológico e solicitação de Mamografia na Zona Rural de Várzea dos Coxos;

17/10 - “Caminhada de Conscientização” quanto a importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer da Mama: concentração na Praça do Rosário, às 8h, com saída, às 9h, em direção à Praça dos Andradas onde estará acontecendo uma Ação Social em parceria com os hospitais: Santa Casa de Misericórdia, Imaip e Ibiapaba, com participação também da Epcar, acadêmicos de Medicina da Fame/Funjob, acadêmicos da área da Saúde da Unipac, alunos dos cursos de Técnicos de Enfermagem do Ifet e Aprendiz, Apae e Associação de Pessoas Portadoras de Câncer (APPC) e seus Familiares;

19/10 - Palestra, agenda de exame Citopatológico e solicitação de Mamografia na Zona Rural de Candendes;

22/10 - Palestra, agenda de exame Citopatológico e solicitação de Mamografia na Zona Rural de Pinheiro Grosso;

26/10 - Palestra, agenda de exame Citopatológico e solicitação de Mamografia na Zona Rural de Vargem Grande;

29/10 - Palestra, agenda de Exame Citopatológico e Solicitação de Mamografia na nona Rural de Caxambu;

30/10 - Encerramento do “Outubro Rosa” com uma “Noite Dançante” no Automóvel Clube, com renda beneficente à Associação de Pessoas Portadoras de Câncer (APPC ) e seus Familiares e Apae de Barbacena.


Busca de Notícias