Programação da Semana Nacional do Cavalo Campolina segue até dia 17
Festa das Rosas e Flores aconteceu de 09 a 12

A abertura oficial foi no sábado, 10

A programação oficial da 45ª Festa das Rosas e Flores de Barbacena encerrou-se no dia 12. A Festa teve início no dia 09, mas a abertura oficial do evento aconteceu no sábado, 10. Diversas autoridades, turistas e barbacenenses prestigiaram o evento. A Banda de Música do 9º Batalhão de Polícia Militar abrilhantou a abertura. Paralelamente acontece no Parque, a 35ª Semana Nacional do Cavalo Campolina, que pela primeira vez nestes 35 anos é realizada fora da Gameleira, em Belo Horizonte. A apresentação artística aconteceu nos dias 9, sexta-feira, com show da dupla sertaneja Humberto e Ronaldo; dia 10, sábado, Paula Fernandes; e 11, domingo, Zé Ramalho.

O prefeito Toninho Andrada destaca que a tradição de realizar a Festa foi mantida e o município conseguiu realizar o evento em parceria com a Associação Nacional do Cavalo Campolina. "A Prefeitura firmou uma parceria de peso e com isso asseguramos a manutenção da Festa das Rosas. Além disso,a cidade até o dia 17 estará repleta de turistas e criadores de todo o país, que estão em Barbacena para participar da Semana Nacional do Cavalo Campolina. Toda essa movimentação nos dá oportunidades de entretenimento, mas também aquece a economia local", enfatizou.

O presidente da Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Campolina, Luiz Roberto Horst da Silveira Pinto, lembra que está é a primeira vez que o evento acontece fora do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. “Barbacena tem um Parque de Exposição excelente, com uma estrutura que está facilitando muito a realização da Semana Nacional do Campolina. A cidade tem também uma ligação muito forte com a raça. É importante destacar que um dos fatores primordiais na decisão de promover o evento na cidade é o total apoio que a Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio do prefeito Toninho Andrada, através da Sedru, vem dando para que seja um evento a altura de nossa tradição”, disse.

O secretário Chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, destacou a importância do evento para a própria história do município, que é conhecido mundialmente com o cognome de "Cidade das Rosas". "Estamos aqui renovando uma tradição que contribui para que Barbacena esteja presente no cenário nacional e até mundial, graças à sua expressiva produção de rosas e flores, que são exportadas para diversos países, além de abastecer o mercado nacional. Não podemos também deixar de lembrar, nesse momento, de figuras como a do ex-prefeito José Eugênio Dutra Câmara, na pessoa de quem presto homenagens a todos que ao longo desses anos trabalharam para esses 45 anos de festa".

Apresentação de animais, leilões e rodeios

A programação da 35ª Semana Nacional do Cavalo Campolina continua até o próximo sábado (17), com leilões dos animais e também com rodeios. Cavalos e éguas de várias partes do Brasil, com a expectativa dos organizadores de contarem com a presença de até 600 animais. O evento é organizado pela Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Campolina, com apoio da Prefeitura.

A Semana Nacional do Cavalo Campolina conta com animais de várias partes de Minas Gerais e também de vários outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, e também de Brasília. Barbacena tem papel de destaque na criação da raça. Barbacena foi o primeiro município do País a ter o Consórcio do Cavalo Campolina, órgão criado antes mesmo que a Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Campolina.

Clique aqui e veja a programação completa da 35ª Semana Nacional do Cavalo Campolina


Busca de Notícias